Um caminhão de combustível de Cafelândia – SP, tombou na manhã desta quarta-feira (30), na rodovia MS 316 logo após o anel viário.
O motorista, Jairo Moreira Martina contou que atravessou a ponte em 80 km/h e a última carreta quebrou, empurrou a primeira fazendo com que as duas tombassem ao lado da pista. O cavalo do caminhão foi parar no meio do mato. Ele estava vindo de Sonora indo a Paulínia. Jairo saiu ileso sem ferimentos.
O caminhão estava carregado com 60 mil litros de etanol. Sendo a primeira com 26.500 litros e a segunda com 33.500 litros. O conteúdo está vazando ao lado da pista.
O capitão do Corpo de Bombeiros da cidade, Aldinei Peres da Silva, explicou que o conteúdo da carreta é altamente inflamável, sendo necessário que os bombeiros fiquem no local fazendo a segurança dos que passam e resfriando a carga quando o ambiente está quente.
Ele também explicou que o etanol evapora rapidamente com 23ºC então, eles precisam manter a temperatura abaixo disso.
A Polícia Militar e Polícia Militar Ambiental estiveram no local. A Polícia Ambiental juntamente com os Bombeiros fizeram três barreiras de contenção para que a carga não chegue até o rio.
O motorista e os bombeiros estão aguardando o guincho, seguro e caminhões para fazer o transbordo da carga, vindos do estado de São Paulo.
Eles também aguardam a Secretaria Municipal de Transportes Urbanização e Obras Públicas (Sesop) para o bloqueio da rodovia para segurança das pessoas que passam pelo local, pois corre risco de uma possível explosão.
De acordo com os bombeiros, a retirada completa da carga e do caminhão do local será finalizada em até dois dias.