Mais de 9 mil eleitores ainda não fizeram o cadastramento biométrico em Costa Rica

Os eleitores de Costa Rica – MS que ainda não fizeram o cadastramento biométrico devem procurar imediatamente o Cartório Eleitoral da cidade para fazer o cadastro eleitoral e a coleta de dados biométricos.

Segundo o TRE/MS – Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul -, dos 21.094 eleitores, apenas 11.881 fizeram a identificação biométrica, ou seja, 9.213 costarriquenses, o que representa 43,68% do eleitorado, precisam procurar o Cartório Eleitoral de Costa Rica para fazer a biometria.

O juiz Eleitoral de Costa Rica – MS Marcus Abreu de Magalhães reforça que o cadastro biométrico é obrigatório e o eleitor que não fizer terá o título cancelado o que pode acarretar em vários problemas, como, por exemplo, não poder se inscrever em concurso ou prova para cargo público, não obter passaporte ou carteira de identidade.

Conforme o chefe de Cartório da 38ª Zona Eleitoral de Costa Rica Ozair da Maia, para o recadastramento do eleitor são coletados os dados biométricos por meio de sensores de scanner de alta definição, que armazenam as impressões de todos os dez dedos das mãos, além de digitalizar a assinatura e anexar uma foto do eleitor.

“A biometria é mais uma ferramenta que garante a segurança e legitimidade do voto, já que são coletadas as impressões digitais para identificar o eleitor”, enfatiza Ozair da Maia. Ao lembrar que a data limite para o cadastramento biométrico é 13 de fevereiro de 2020.

O Cartório Eleitoral de Costa Rica está localizado na Rua José Pereira da Silva, Nº 373, bairro Santos Dumont (ao lado do Fórum).

O horário de atendimento é das 12h às 19h e os interessados no serviço devem apresentar um documento de identificação pessoal com foto e um comprovante de residência atualizado. Para mais informações (67) 3247 1131.

 

 

 

*Costa Rica em Foco