Duas cidades de Mato Grosso do Sul comemoram aniversário nesta quarta-feira (30). São Camapuã e Paraíso das Águas.
Paraíso das Águas
O município de Paraíso das Águas, comemora seu 3º ano de independência em 30 de setembro, porém as atividades festivas começaram no sábado (26), e seguem até o dia 30.
A programação contou com inaugurações de obras, atividades esportivas, culturais, desfiles, motocross, show pirotécnico e apresentações de diversos artistas, entre eles a dupla Felipe e Menon, ganhadores do concurso Gargantas de Ouro, exibido pelo Programa do Ratinho.
Veja a programação para o dia 30:
6 h – Alvorada festiva,
7h30min– Passeio ciclístico,
9h – Reunião no Distrito de Bela Alvorada, com apresentação da Banda Musical e do Grupo da Capoeira.
19h – Missa solene em ação de graças pelo aniversário do Município.
Camapuã
O município de Camapuã comemora 67 anos nesta quarta-feira (30).
História
A região de Camapuã começou a ser colonizada em 1593, por jesuítas e paulistas. Com a febre do ouro e as penetrações das bandeiras, o local foi abandonado. O início do seu repovoamento ocorreu no século XX, quando a região já havia inúmeras e prósperas fazendas de crianção de gado e agricultura.
Alguns fazendeiros, como Francisco Faustino Alves, Protázio Paulino de Melo, Joaquim Capestana, Benedito Bonfim, Camilo Bonfim e Lázaro Faustino, solicitaram por intermédio da Prefeitura de Coxim a criação do Patrimônio de Camapuã.
Essa pretensão se realizou com a Lei nº 845 de 3 de novembro de 1921, em que o governo do estado reservou 3.600 hectares para a povoação de Camapuã, no município de Coxim. Em 1924, João da Mota construiu no lugar a primeira casa comercial.
Em 19 de maio de 1933 (pelo Decreto nº. 272) foi criado o Distrito de Paz de Camapuã administrado pela Comarca de Coxim. O Decreto nº. 319, de 30 de outubro de 1933, reserva 500 hectares para o patrimônio da povoação de Camapuã, no Município de Coxim. A Lei nº. 134, de 30 de setembro de 1948 transformou Camapuã em Município.
Em 1977 o município passa a fazer parte do atual estado de Mato Grosso do Sul.
Correio do Estado