Traficante que extorquia usuários é preso novamente pela policia de Costa Rica

A Polícia Civil de Costa Rica, por meio do Setor de Investigações Gerais (SIG), voltou a prender um jovem de 18 anos suspeito de tráfico de drogas e que já havia sido detido outras vezes pelo mesmo crime. Ele, inclusive, é investigado por extorquir um usuário de drogas e tomar a moto dele. Apesar das diligências investigativas, o veículo ainda não foi encontrado.

De acordo com o delegado Alexandro Mendes de Araújo, nesta quinta-feira (16), durante ações para averiguar o cumprimento de condições judiciais estabelecidas a jovem autuado por tráfico de drogas, investigadores do SIG flagraram o exato momento em que o suspeito negociava entorpecente com um adolescente de 15 anos, dependente químico.

Ao perceber que seria abordado, o suspeito tentou esconder as duas pedras de crack entre os dedos mas, sem sucesso pois a droga foi encontrada pelos investigadores durante o procedimento de busca pessoal.

“Apesar da pequena quantidade de entorpecente apreendido, não há dúvidas de que o jovem de 18 anos se dedica ao tráfico de drogas na região do bairro Vale do Amanhecer e adjacências pois, apesar de não possuir atividade laboral lícita, sempre que é abordado está na posse de dinheiro vivo e é assistido por advogado particular”, disse o delegado.

Em sua defesa, o suspeito buscou atribuir ao adolescente a responsabilidade pela droga apreendida com ele. Porém ao invés de eximir sua culpa, o fato foi considerado como agravante, em razão do envolvimento de adolescente na comercialização ilícita de drogas.

O suspeito possui vasto histórico de passagens policiais por crimes graves. Foi autuado em flagrante no dia 07 de março de 2019 por tráfico de drogas, voltou a ser preso em flagrante no dia 10 de maio de 2019 por tráfico de drogas e extorsão por ter usurpado, mediante grave ameaça, a motocicleta de outro adolescente usuário de drogas. Saiu da cadeia no dia 14 de maio de 2019 mas não demonstrou que está disposto à ressocialização pois voltou a ser flagrado.

A motocicleta tomada da vítima de extorsão, uma HONDA/BIZ, Placa HSW-5924, cor verde, segue em local incerto e não sabido até o momento. As investigações seguem no sentido de localizar, apreender e restituir a motocicleta ao seu legítimo proprietário.  Qualquer informação sobre o paradeiro do veículo, será muito bem-vinda e a identidade do colaborador será preservada no mais absoluto sigilo.

 

Fonte: MS Todo Dia