No texto, o parlamentar pede para que seja extinta a limitação legal que está voltada para o agronegócio em que o transporte tem sido grande desafio para a categoria. “São mais de 60 mil km de estradas e temos apenas 10% pavimentado. Sem contar com a importância do turismo para a economia do estado”, reforçou.
A proposta ressalta também a questão dos atoleiros que os usuários desses veículos enfrentam. “ Não é justo que punam sem antes dar condições a eles”, justificou. A dificuldade também é enfrentada pelos veículos que participam de trilhas, os jipeiros. “Os veículos civis , pela lei, podem ser adaptados e estes (jipeiros) estão desamparados”, disse o parlamentar.
De acordo com a proposta, a primeira medida que condutores de veículos adaptados tomam é de trocar os pneus e se o tamanho é alterado eles levam multas e os veículos acabam sendo apreendidos.
Por se tratar de lei federal, o documento foi oficializado para todos os órgãos de trânsito nacional, bem como para o Senador Federal e Câmara dos Deputados.
*Correio do Estado – Izabela Jornada