A população de Costa Rica tem à disposição um número exclusivo para denúncias de tráfico de drogas. Por meio do Narcodenúncias 181, é possível informar de maneira sigilosa tanto a Polícia Militar quanto a Polícia Civil sobre movimentações de traficantes, localizações de bocas de fumo e até mesmo sobre grandes carregamentos de entorpecentes que passam pela região.
De acordo com o segundo-tenente Joelson Nobre Limeira, comandante da PM em Costa Rica, nenhuma informação sobre a pessoa responsável pela denúncia será revelada. “Por meio deste número é possível falar com um profissional da segurança pública. O sigilo é absoluto, tanto que as pessoas podem ligar sem medo de seu telefone particular ou até mesmo de sua empresa. Não há risco”, disse.
Limeira explica que qualquer informação, até mesmo um apelido, tem grande importância para ajudar as investigações. “A partir do momento que recebemos a denúncia, o setor de inteligência da PM e da Polícia Civil mobilizam frente de trabalho para apurar os fatos. Por este número, também é possível denunciar, por exemplo, pessoas que guardam armas ilegalmente”.
No entanto, o comandante reforça que o 181 é destinado exclusivamente para denúncias relativas ao tráfico de drogas. “Se você ver um caso de violência doméstica, por exemplo, o ideal é ligar no 190, pois haverá outra equipe de prontidão para te ajudar”, destacou.
Narcodenúncia
É um programa do Governo do Estado criado para combater o tráfico de drogas e prender os traficantes. Ao ligar para o 181, sua denúncia é registrada e será investigada, e se o tráfico estiver ocorrendo nesse momento, imediatamente será encaminhada uma viatura da PM para prender os traficantes.
É possível ligar de qualquer telefone, até mesmo o de sua casa, pois o número não é identificado e o governo do Estado de Mato Grosso do Sul lhe garante sigilo absoluto sobre a sua denúncia. Somente com a sua colaboração e de toda a população é que conseguiremos combater o tráfico e fazer com que a polícia prenda os traficante e os retire de circulação, salvando dessa maneira a vida de nossos filhos e evitando que mais jovens sejam destruídos pelas drogas.
A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer município do Estado de Mato Grosso do Sul a qualquer hora, pois o atendimento do 181 funciona as 24 horas do dia, todos os dias da semana. Ao ligar para o 181 procure ter o máximo de informações sobre o traficante, tais como: nome, apelido, local e horário onde ocorre o tráfico, e qualquer outro detalhe que possa observar, pois quanto mais detalhes, melhor será o trabalho da polícia no combate ao tráfico de drogas.
Fonte: MS Todo Dia