Na manhã desta quinta-feira, 02, reuniram-se na SEDEMA, os membros que compõe o Conselho Municipal de Meio Ambiente. Na reunião foi reeleita a mesa diretora, conforme Lei 1.166 de 13/12/17.
A Profa. Karina Kamimura da UFMS – Campus Chapadão do Sul – apresentou uma proposta de projeto para compostagem de resíduos orgânicos a ser realizada em parceria com as escolas municipais. O projeto está em desenvolvimento, deve ser implantado como piloto e adotará a metodologia consolidada da UFSC. O município de Florianópolis tornou obrigatória a compostagem na semana passada.
O supervisor da Sanesul de Chapadão do Sul, Bruno Borges, apresentou ao Conselho dados a respeito da qualidade da água de abastecimento do município. Bruno garantiu que a qualidade da água fornecida à população é confiável e atende ao preconizado pela legislação. A Vigilância Municipal representada pelo fiscal Sandro, confirmou anda que é feito um trabalho intenso de fiscalização sanitária para garantir o atendimento aos parâmetros definidos pela legislação. Os dados fornecidos pela Sanesul estão à disposição para consulta na SEDEMA e na Secretaria de Saúde.
A Sanesul também alertou sobre a importância da limpeza das caixas d’água pela população pelo menos a cada 6 meses, pois, esta garante a qualidade da água consumida pelo morador.
Outros temas foram tratados na reunião, como: projeto Reuse chapadão, aplicação e contaminação por agroquímicos, descarte adequado de medicamentos vencidos e arborização urbana.
Foram aprovados pelo Conselho os Decretos de regulamentação da Lei 1.056/2015, Código Municipal de Resíduos Sólidos.
E por fim, foi apresentada a programação da Semana do Meio Ambiente a ser desenvolvida por meio de palestras nas escolas, entrevistas na rádio e campanhas no trânsito. A SEDEMA convida a comunidade para participar da Semana a ser realizada de 03 a 07 de junho. A programação oficial será divulgada posteriormente.
*Assecom PMCS