Está chegando ao fim o prazo para os eleitores de Chapadão do Sul regularizarem sua situação eleitoral
Encerra-se na próxima segunda-feira (06) o prazo para os eleitores que estão irregulares com a justiça eleitoral procurarem o cartório a fim de regularizar sua situação eleitoral, vale lembrar que dos eleitores que não estão em dia, um total de 379 terão seu título cancelado, por estarem a mais de dois pleitos eleitorais sem votar ou justificar.
Os eleitores que ainda não fizeram o cadastramento biométrico também devem procurar o cartório a fim de o fazê-lo. A regularização do título incide uma multa simbólica no valor de R$ 3,50 por pleito eleitoral ausente não justificado, valor este irrisório, haja visto o transtorno causado caso o documento venha a ser cancelado.
O prazo para regularização do título é até dia 6 de maio para aqueles que estão irregulares, ou seja, que não votaram nem justificaram no último pleito, já os eleitores que estão em dia com a justiça eleitoral têm até outubro para realizarem o cadastramento biométrico.
Segundo a Presidente da Câmara Alline Tontini, além da regularização, é importante que os munícipes que estão residindo no município mas que ainda não transferiram seus títulos, façam o procedimento, uma vez que os recursos federais e estaduais que são encaminhados ao município são calculados pelo número de eleitores, o que causa prejuízo caso o cidadão resida em Chapadão do Sul mas tenha o título de outra localidade.
O eleitor que não estiver em dia pode ter dificuldades para ser nomeado em concurso público, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obter certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado. Somente o comparecimento no Cartório Eleitoral poderá resolver o problema. Chapadão do Sul tinha 15.448 eleitores em 2017 e 17.542 em 2018. Deste total 9.576 (54,59%) já fizeram a biometria e 7.966 (45%) ainda estão pendentes.
*Assessoria Câmara Municipal