O secretário municipal de saúde Ueder Pereira de Paula acompanhado do assistente social Thiago Dias Quintino participou do 6º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul, com o tema: Somando Esforços no SUS de Mato Grosso do Sul no Centro de Convenções Internacional de Ponta Porã-MS.
Dentre os assuntos abordados estava a pauta de reivindicações que o CONASEMS tem trabalhado e discutido junto ao Ministério da Saúde, dentre elas, o programa Mais Médicos, a garantia de mais recursos financeiros junto à saúde dos municípios brasileiros e efetivação do SUS.
Foi também discutido a nova Política de Atenção Básica – PNAB, aprovada pela portaria nº 2.436 de 21 de setembro de 2017 que estabeleceu a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica no âmbito do SUS, reforçando a Atenção Básica como a principal porta de entrada dos usuários no Sistema Único de Saúde e consolidando como estratégia prioritária para atenção à saúde a Saúde da Família.
O COSEMS – Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul, também apresentou as experiências vivenciadas pela sua equipe técnica e apoiadores no que diz respeito ao trabalho de apoio e suporte realizado pelo conselho junto aos municípios do Estado de MS.
Houve ainda mesa de discussão sobre a regionalização de saúde e os desafios propostos a serem trabalhados juntos aos gestores municipais em 2019. E ainda, a mesa de discussões sobre o TCE-MS no controle da Saúde, trazendo reflexões e orientações de como gerir de forma eficiente e eficaz os recursos da saúde.
Foi realizado mesas de discussões sobre Práticas integrativas e complementares em Saúde, as chamadas PICS. Durante a mesa de discussões foi apresentado aos gestores as 29 práticas integrativas e complementares oferecidas pelo SUS, bem como orientações de como os gestores municipais podem implanta-las em seus municípios como formas e maneiras alternativas para cuidado e atenção à saúde.
Além da mesa de discussões sobre Práticas integrativas, houve ainda a 6ª Mostra de Experiências Municipais de Saúde, onde os municípios do Estado puderam compartilhar experiências exitosas de suas práticas em saúde. Foi o momento onde os gestores municipais puderam compartilhar os avanços de seus municípios e quais práticas e estratégias utilizaram para alcançar os objetivos e metas traçados.
O objetivo do congresso foi reunir os secretários municipais de saúde e suas equipes de gestão, para proceder a análise do contexto e traçar as principais estratégias de melhoria da qualidade do SUS em Mato Grosso do Sul, além de possibilitar a troca de experiência entre os municípios.
A programação contou também com a 144ª Reunião Ordinária do COSEMS- MS com a apresentação do Plano Estadual de doação de transplantes de Mato Grosso do Sul. Também foi apresentado aos presentes no evento os indicadores de saúde do Estado.
Houve ainda a reunião da CIB – Comissão Integrada Bipartite de Saúde, onde foi apresentado o Plano Estadual de Doação e Transplantes de órgão de Mato Grosso do Sul e apresentação dos indicadores de saúde do Estado pela equipe da Secretaria Estadual de Saúde.
Logo após, foram apresentados aos gestores municipais a atual situação da Dengue, Zika e Chikungunya no Estado de MS e quais os municípios que estão com altos índices de notificações confirmadas da doença. Foi ainda realizado orientações aos gestores municipais quanto a necessidade de alimentares o sistema SINAN corretamente para que a equipe de vigilância estadual consiga auxiliá-los no combate à doença.
A equipe da Secretaria Estadual de Saúde apresentou aos gestores municipais a campanha da Influenza em 2019 e quais são os públicos prioritários durante o ano corrente.
Foram abordados assuntos relacionados ao EPISUS, Redes de Atenção à Saúde, Cirurgias eletivas e Campanha Abril Verde.
Após as apresentações, passou para o momento de pactuações e homologações, encerrando com os informes gerais.
ASSECOM- Prefeitura Municipal de Paraíso das Águas- MS