Francisco Cezário de Oliveira, de 72 anos, assumiu nesta terça-feira (30) o sexto mandato como presidente da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS). O cartola está no comando da entidade desde 1998 e fica ao menos até 2023 quando poderá concorrer para mais quatro anos no poder.
O novo mandato foi possível após a eleição de abril de 2018 quando em chapa única obteve 35 dos 37 votos possíveis entre profissionais, amadores e ligas. União/ABC, Costa Rica e Sete de Setembro, estiveram ausentes.
Assumem como vice de Cezário sete representantes dos clubes. São eles: Jamiro Rodrigues de Oliveira, Marco Antonio Tavares, Romeu Castro, Carlos Alberto de Assis, Alfredo Zamlutti Junior, Joaquim Soares e Américo Ferreira da Silva. A lista ainda tinha Estevão Petrallas, mas este renunciou ao posto para se dedicar ao Operário até o final desta temporada.
Cezário também poderá concorrer a próxima eleição, já que a FFMS se adequou o estatuto às mudanças na lei da Confederação Brasileira de Futebol em 2015 e, portanto, disputou apenas uma eleição após a data. A partir de 2013, os dirigentes podem no máximo ter uma reeleição.
Quem é Cezário?
Pernambucano, Cezário foi jogador de futebol passando por clubes como Taveirópolis e Operário, mas foi na vida política que ganhou mais destaque onde foi prefeito de Rio Negro de 1977 à 1983 e 2001 à 2004. Já na FFMS entrou como vice-presidente em 1994 e depois venceu a eleição para presidente de 1998. Desde então ocupa o posto no comando da entidade.
*Gazeta MS Por Renato Giansante