Prefeito João Carlos Krug esteve presente em encontro do TCE-MS sobre “O Tribunal que é da nossa conta”

Encontro do TCE-MS reuniu mais de 340 participantes em Três Lagoas. O expressivo número alcançado veio com a oportunidade dada aos prefeitos, vereadores, secretários e técnicos de municípios que fazem parte da jurisdição do vice-presidente do TCE-MS, conselheiro Flávio Kayatt, com a realização da primeira edição do evento: “O Tribunal que é da nossa conta”.

O encontro é uma iniciativa do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul por meio da Escola Superior de Controle Externo (ESCOEX), e reúniu durante todo o dia desta sexta-feira, 26 de abril, na sede do SESI em Três Lagoas, gestores públicos municipais e estaduais em busca de mais capacitação e conhecimento sobre os procedimentos e os sistemas de controle adotados pela Corte de Contas.

O projeto “O Tribunal que é da nossa conta” que tem como objetivo contribuir para a melhora na qualidade da prestação de contas surgiu da necessidade em capacitar e ampliar os conhecimentos dos jurisdicionados, principalmente após a implantação das Divisões Temáticas no TCE-MS.

O prefeito João Carlos Krug esteve presente no importante evento, ressaltando que evento como estes são fundamentais para os gestores públicos, pois assim, os municípios ficam cada vez mais alinhados com as recomendações do TCE-MS. Além do prefeito outros secretários e servidores estiveram presentes no evento.

Na cerimônia de abertura, o presidente do TCE-MS, conselheiro Iran Coelho das Neves, agradeceu a presença de todos e destacou a importância da proximidade entre o TCE, prefeitos e técnicos dos municípios e do trabalho preventivo para o controle das contas públicas. “É com grande satisfação o Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul recebe a todos os gestores públicos que aqui estão hoje e lotam esse auditório com seus técnicos, secretários para juntos buscarem mais capacitação. O TCE veio até vocês e está de portas abertas ao bom gestor”.

Compondo a mesa prestigiando o evento esteve: o presidente e o vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputados Paulo Corrêa e Eduardo Rocha, que na ocasião representou a Senadora da República, Simone Tebet; o prefeito de Três Lagoas, Ângelo Guerreiro; o presidente da Câmara Municipal de Três Lagoas, vereador André Luiz Bittencourt; o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, João Antônio de Oliveira Martins Júnior; o substituto de conselheiro, Auditor Leandro Lobo Pimentel e os conselheiros Flávio Kayatt (vice-presidente), Waldir Neves (diretor-geral da ESCOEX) e Marcio Monteiro.

 

Tarde

A programação do período vespertino seguiu com mais treinamentos e oficinas, com os seguintes temas: Fiscalização de Contratos, ministrada por Alessandra Carlotto, Supervisora de Gestão de Fiscalização dos Municípios. A Chefe da Divisão SIPCE, Jaqueline Martins Correa, abordou sobre o e-Contas.

A oficina “Saúde – Aquisição de medicamentos: aspectos gerais”, contou com o treinamento do auditor estadual de controle externo, Luiz Gustavo de Almeida. Oficina “Educação – Auditorias em educação: pontos de controle/TAG” será ministrada pelo Supervisor da Divisão da Fiscalização de Educação, Marcos Camillo. Na oficina “Engenharia – Procedimento licitatório em obras”, o auditor estadual de controle externo, Domingos Sahib Neto fará o treinamento aos participantes.

A Ouvidoria do TCE-MS marcou presença, também, no “O Tribunal que é da nossa conta”, mantendo um stand onde o Coordenador da Ouvidoria da Corte de Contas, Álvaro Scriptore Filho esteve informando e tirando as dúvidas dos gestores participantes.

 

 

*Assecom PMCS