A segunda edição do Leilão Criadores Alcinópolis e convidados, realizada no sábado com abertura oficial das festividades do aniversário de 27 anos do município, teve resultado acima do esperado. De acordo com os organizadores, das 1.485 cabeças de gado leiloadas, 1.335 foram arrematadas, totalizando 90%. O sucesso das vendas refletiu nas doações. 27 animais doados foram arrematados, finalizando arrecadação de R$ 51 mil para investimentos na estrutura do tatersal do Sindicato Rural, onde o evento foi realizado.
De acordo com Daniel Carvalho, da leiloeira Carvalho Leilões, de Costa Rica, o resultado superou todas as expectativas, considerando que os valores afixados eram acima da média geral de mercado, levando em consideração a alta qualidade das reses oferecidas. “É importante destacar que a Prefeitura se empenhou ao máximo para a realização do evento, e o prefeito Dalmy Crisóstomo foi muito feliz em suas ações. Se não fosse a prefeitura, o leilão não teria acontecido. O Sindicato Rural também está de parabéns pela organização”
O prefeito Dalmy Crisóstomo, por sua vez, falou dos desafios da prefeitura para realizar o evento e disse que o município disponibilizou R$ 15 mil, para melhorias na estrutura física do curral de espera. Segundo ele, é preciso investir corretamente e fortalecer a classe de pecuaristas, que muito contribui para o desenvolvimento socioeconômico da região. “Mesmo eu vindo do comércio, eu sei que a melhor maneira de incentivar nossa cidade é investindo na pecuária. Este é um evento que já entrou para nosso calendário de festividades”, disse.
O prefeito lembrou que o objetivo, juntamente com o Sindicato Rural, é tornar o tatersal palco dos principais leilões da região. “Não existe local mais apropriado que o Sindicato, que representa de fato a classe. Montamos uma comissão com pecuaristas para fazer parte dos processos de organização, não só deste leilão, mas permanente, com o senhor Aiton Fernandes Carneiro, que é presidente da comissão do leilão do Hospital de Amor. Ele é uma das pessoas da comissão que vai contribuir com sua experiência, para que ao longo do ano, também seja realizado neste mesmo local o leilão do hospital”, finalizou Dalmy.
O vereador Marcão, presidente da Câmara Municipal, reforçou as declarações de Dalmy sobre o que representa a pecuária. “Nossa pecuária é grande. Temos 440 mil hectares com 350 mil reses, com abate de 40 mil a 50 mil por ano, e essa média nunca cai. Neste sentido, o evento é importante porque movimenta o caminhoneiro que tem seu caminhão boiadeiro, hotéis que estão lotados e até conveniências com os funcionários das propriedades que vieram para assistir as palestras e levar conhecimento para seus locais de trabalho. Agradeço e parabenizo o prefeito e digo que o Legislativo sempre caminhou e caminhará ainda mais em parceria com o Executivo.
A pecuarista de Alcinópolis, Lucinéia Albertoni, da fazenda São João do Pontal participou do leilão. Além da compra, ela também doou uma novilha. “O gado da nossa região é excelente e fiz uma doação de novilha que foi arrematada. Acho que os valores foram coerentes com a qualidade do gado apresentado. Estou muito feliz em poder contribuir com nossa região e quero agradecer ao prefeito porque foi uma grata surpresa a homenagem que recebi do Sindicato. Eles têm minha total gratidão”, finalizou a pecuarista.
Evento
A programação do leilão teve início às 9 horas, com palestra de Adriano Loeff, presidente da Fundação Chapadão, com o tema Integração Agricultura e Pecuária, seguindo com a palestra promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com Nivaldo Passos, cujo tema foi: Mais inovação, oportunidade de assistência técnica e Pecuária de Corte. Tiago Losi, com o tema Estratégia para aumentar o lucro na pecuária de corte, fechou a roda de palestras.
Centenas de pecuarista de Alcinópolis, Figueirão, Costa Rica, Coxim, São Gabriel do Oeste, secretários municipais, o presidente da Câmara Municipal de Alcinópolis, Marcão, e os vereadores Cintia Lima, Alcir do Escritório, Angelo do Nicola, Weliton Guimarães, bem como a primeira-dama Ana Lúcia, o prefeito Dalmy, e a equipe da Cooperativa Sicredi Centro-Oeste de Costa Rica estiveram prestigiando o Evento.
“Trouxemos o pesquisador Marcelo Arf, para falar sobre integração agricultura-pecuária. Ele falou sobre fertilidade do solo, como manejar o solo, o campo e as pastagens degradadas, para melhorarmos pastagens futuras. Isso com integração com a soja, mostrando que é preciso investir no solo”, disse ele, lembrando que a Fundação é parceira da prefeitura e no próximo ano vai desenvolver projeto com produtores de Alcinópolis. “A ideia é mostrar para eles os benefícios de plantar e criar gado, e ir começando ao poucos”, pontuou Adriano.
Organização
O Sindicato Rural de Alcinópolis, na figura do presidente Daniel Cochito, do vice Roil Bogonha e de Ronaldo Andrade esteve na organização do Leilão, assim como a Carvalho Leilões, representada pelo proprietário Daniel Carvalho.
Teve também estande da Fazenda Enza, onde o pecuarista Mané Garcia expôs a matriz e touro Brasão, reprodutor que já foi vendeu mais de 40 mil doses sêmen pelo Brasil. O grupo fez várias doações de animais que foram leiloados.
Fonte: MS TODO DIA