A Energisa encaminhou ao vereador Roberto Carlos (PSDB), presidente da Câmara Municipal de Paraíso das Águas, um ofício de nº 177/2019, em resposta ao ofício nº 113/2019, onde o parlamentar solicitava da Energisa resposta quanto às leituras realizadas nas unidades consumidoras no interior do município, como por exemplo, no Assentamento Mateira.
Consumidores vinham reclamando das faturas que só chegavam no endereço, de três em três meses e já com um alto valor. Eles procuraram o vereador Roberto Carlos, para que intercedesse junto à Energisa a fim de buscar uma alternativa para que a leitura seja realizada mensalmente, como é feita na sede do município.
O ofício esclarece que a empresa segue as normativas da Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica, órgão responsável pela fiscalização.
Na Resolução Normativa 414/2010 da Aneel, trata-se do seguinte:
No artigo 86, §2º – Caso o consumidor não efetue a leitura mensal, de acordo com o calendário previamente estabelecido, o faturamento deve ser realizado pela média.
A Energisa esclarece que para evitar acúmulos de consumo, o consumidor deverá entrar em contato, no 0800-722-7272 ou pelo aplicativo Energisa On, dois dias antes do previsto na fatura e informar a leitura do medidos, conforme a imagem explicativa abaixo:
Brito News