Troca de comando na PM de Costa Rica: Palácio vai para reserva e 2º Ten.Limeira assume o destacamento
Aconteceu na noite de ontem no auditório Waldir Justino de Almeida, no Parque do Salto Sucuriú, a passagem de comando da Polícia Militar de Costa Rica. Depois de 30 anos de serviços prestados de forma honrada, o 1° Tenente Esteban Palácios foi para a reserva e deixou o cargo que agora passa a ser ocupado pelo 2° Tenente Joelson Nobre Limeira, que tem passagens pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope) e Batalhão de Choque da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul.
Várias autoridades da cidade e região prestigiaram o evento que teve início às 19 horas. Compuseram a mesa o Tenente Pedroso, do Corpo de Bombeiros, 2° Tenente Santos, do COD (Comando de Operações de Divisa do Estado de Goiás), o vice-prefeito Roberto Rodrigues, que representou o prefeito Wadeli dos Santos Rosa, a Major Katiane Almeida Oliveira Mustafá, comandante da 4ª Companhia Independente com sede em Chapadão do Sul e que abrange Costa Rica e região, o Tenente-Coronel Joilson Queiroz Sant’Ana, comandante do policiamento da Área 2, vereador Averaldo Barbosa, presidente da Câmara Municipal, José Simplício, presidente do Conselho Municipal de Segurança e Alexandro Mendes de Araújo, delegado de Polícia Civil.
Na plateia também estiveram os vereadores Waldomiro Bocalan, o Biri, e Rosângela Marçal, bem como os secretários municipais Keyler Simey e Manuelina Amorim, além de militares da região, como o Sargento Hernandez e a cabo Joyce Barreto, que representaram a PM de Figueirão. Participaram ainda Policiais civis, militares e bombeiros de Costa Rica, o policial aposentado Arnaldão, a família do ex-comandante Esteban Palácios, na presença da esposa Iza Maria Ribeiro Coelho, da filha, do genro e do neto, bem como a PM Juliana, que é esposa do novo comandante.
Em seu último discurso antes de passar o comando, Palácios lembro um pouco de sua história e da forma como foi bem tratado quando chegou ao município em 1989, e fez agradecimentos especiais. “É momento de gratidão. Não tenho outra palavra a dizer a não ser obrigado. Após 30 anos de serviço, aprendi muito mais do que ensinei. Levo comigo amizades que conquistei ao longo dos anos. Obrigado a todos os militares que trabalharam comigo. Se tive um bom comando, devo aos policiais que estiveram a meu lado. Peço a eles que continuem trilhando esse caminho com muita satisfação. Agora na reserva remunerada, que Deus nos abençoe, nos dê longa vida e uma aposentadoria tranquila”, agradeceu.
A Major Katiane aproveitou a oportunidade para enaltecer o trabalho de Palácios. Ela afirmou que ele sempre foi um militar íntegro e que trabalhou com lealdade ao comando e à população de Costa Rica. “É um nome que enobrece nossa instituição e cujo legado não se macula. Foi um grande comandante que se tornou um grande amigo. Ele cumpriu com louvor a missão que lhe foi concedida e chegou ao final da carreira com êxito”, enalteceu.
Por sua vez, o vereador Averaldo Barbosa também externou seus agradecimentos. “De todo o coração, muito obrigado por esses 30 anos de serviços prestados, sempre com muita seriedade, disposição e, acima de tudo, com muita responsabilidade. Sempre honrou a farda, não só a sua, mas de todos que estavam sob seu comando. Em nome da população de Costa Rica, muito obrigado e que seu caminho seja coroado nesta nova etapa de sua vida, que possa curtir muito sua família”.
Novo comandante
Com currículo expressivo, Limeira nasceu em 1982, é natural de Aquidauana, casado e tem três filhas. Formou-se no curso de cabos do Exército Brasileiro em 2003. Formou-se no curso de formação de soldados da PM entre 2006 e 2007. Passou pelo curso de formação de sargento entre 2011 e 2012. Fez cursos de oficiais com a PM da Bahia entre 2014 e 2016. É formado no curso de Ações Táticas Especiais da PM de 2008, curso de Controle de Distúrbio de Civis com o Choque da PM de São Paulo em 2012, se formou no Curso de Operações Especiais da PM de Roraima em 2018, tem curso de mergulho em águas abertas com o Corpo de Bombeiros de Roraima, em 2018, fez curso de paraquedismo salto livre com a Força Aérea em 2018, formou-se em especialização de Patrulha Rural em 2018, tem estágio de operações de transporte com a Força Aérea Brasileira em 2018, estágio em operação em área de caatinga com a PM da Bahia em 2015, estágio de Patrulhamento Motorizado com a PM da Bahia em 2015, estágio em operações ribeirinhas com a Marinha em 2018.
Além disso, foi comandante da Rotac do Batalhão de Choque de 2012 a 2013, Chefe da Cia de Comandos e Operações do Bope entre 2013 e 2014, comandante do Canil do Choque de 2017 a 2018, subcomandante da Cia de Comandos e Operações Especiais de 2018 a 2019, e Comandante do Grupo de Resposta Tática do Bope entre 2018 e 2019.
Para a Major, a chegada dele representa que a segurança de Costa Rica continuará em boas mãos. “É um garoto novo, com currículo técnico de peso. É uma grande promessa e tem nossa confiança, porque é uma pessoa íntegra correta. Ele vai dar continuidade ao trabalho que vinha sendo realizado e, certamente, as portas abertas pelo ex-comandante Palácios serão grandes facilitadores para Limeira, que tem uma carreira promissora. Como comandante da 4ª Cia, me sinto tranquilizada, porque sei que ele vai atender às expectativas da cidade”.
“É um tenente bem qualificado, com 12 anos de serviço, muitos cursos, inclusive cursos de gerenciamento de crises. Estamos bem assistidos. Como disse o vice-prefeito, a cidade cresce muito e o efetivo só diminui, então a gente precisa que venha ainda mais policiais para Costa Rica, pois sei que ele vai fazer um bom trabalho, porque competente já vimos que é”, ressaltou Palácios sobre Limeira.
Averaldo Barbosa destacou que os cidadãos estarão em boas mãos. “Tenho certeza que a PM escolheu aquele que vem para Costa Rica para fazer a diferença, para dar continuidade aos trabalhos. Tenho certeza que os policiais militares estarão sob bom com comando. A Câmara Municipal, que representa a população, está de portas abertas, sempre que preciso”.
Fonte: MS TODO DIA