O projeto foi realizado pelos alunos e professores da Escola Estadual Vereador Kendi Nakai.
PODER LEGISLATIVO – Durante a realização da 9ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Paraíso das Águas, os vereadores receberam das mãos da diretora Profª Patrícia Bassan, o Projeto “Politizando”, que foi realizado nos últimos anos, com a participação dos professores e alunos do Ensino Médio.
O projeto foi recebido pelo presidente da Casa, vereador Roberto Carlos (PSDB) e apresentado aos demais vereadores. Roberto Carlos destacou a importância da participação dos alunos, professores, coordenadores e direção e da comunidade em geral. “Esta é Casa de Leis, aberta para nossa comunidade. Vemos neste projeto, uma grande importância. Parabenizo em nome dos demais vereadores todo o trabalho destes alunos e professores”, enfatizou.
Entenda o projeto:
POJETO POLITIZANDO
ESCOLA ESTADUAL VEREADOR KENDI NAKAI
ANO LETIVO 2019.
Professores Responsáveis:
Alex Alves Sampaio
Benilson Ormandes de Oliveira
Célia Souza Miranda
Joycimeire Carlos Lélis
Marcos Polveiro Alves Junior
Marcia Teixeira dos Santos Vida
Público alvo: alunos do ensino médio da Escola Estadual Vereador Kendi Nakai
Disciplinas: Filosofia, Sociologia, Geografia e História
Período de Realização: ano letivo de 2019
JUSTIFICATIVA
A Constituição Brasileira de 1988 assegura o direito ao exercício da cidadania ativa pela garantia, dos seguintes instrumentos legais: do plebiscito, do referendo, da iniciativa popular de leis, a ação popular, do mandado de segurança coletivo, da ação popular, da ação civil pública.
Os Direitos Políticos concedem ao cidadão a possibilidade de participação no processo político e nas decisões do país, contudo o direito da população em participar ativamente das decisões políticas não somente no período de eleições não tem sido buscado em outros períodos, tendo em vista que boa parcela da população não acompanha as atividades que são realizadas pelos poderes executivos e legislativos tanto em âmbito nacional quanto estadual e municipal.
Os Direitos Políticos são uma conquista tardia da sociedade, tendo em vista que os Estados e reinos sempre foram governados por alguém, mas nem todos podiam decidir ou opinar sobre quem seria a liderança. Até a Idade Moderna, inclusive, o problema do voto era mais grave, pois se tratava de uma representação da estratificação. Foi a Revolução Francesa, iniciada em 1789, que questionou a igualdade dos homens e a possibilidade de cada indivíduo dar sua opinião e participar de decisões. Pensando nisso e observando a alienação de parte dos alunos da Escola Estadual Vereador Kendi Nakai do município de Paraíso das Águas, Mato Grosso do Sul em assuntos relacionados à política decidimos envolver os alunos do Ensino Médio Regular com as ações da Câmara dos Vereadores do município incentivando-os a participarem das sessões, pois entendemos que antes de ensinar política em uma escala nacional ou até global é de fundamental importância participar e se envolver na política local.
Política denomina arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados; aplicação desta ciência aos assuntos internos da nação (política interna) ou aos assuntos externos (política externa). Nos regimes democráticos, a ciência política é a atividade dos cidadãos que se ocupam dos assuntos públicos com seu voto ou com sua militância, ou seja, deve ser feita com participação de toda a população.
OBJETIVOS
O Brasil é um dos países mais populosos do mundo, com cerca de 200 milhões de habitantes segundo estimativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), porém a participação ativa em assuntos relacionados à política do país é relativamente baixa.
De certa forma podemos afirmar embasados na observação dos alunos que a população de Paraíso das Águas em Mato Grosso do Sul, bem como uma parcela significativa da população brasileira não tem interesse em participar de assuntos relacionados à política.
Dessa forma esse projeto tem como principais objetivos:
* Promover a integração entre os alunos;
* Incentivar a participação dos membros da Unidade Escolar nas sessões da Câmara dos Vereadores do município;
* Incentivar a participação dos alunos nos assuntos relacionados à política local;
* Tornar os alunos cidadãos por meio da política;
* Desenvolver o pensamento crítico;
* Criar artigos de opinião acerca dos assuntos da política local, regional e nacional.
METODOLOGIA
Para desenvolver esse projeto de forma a atingir os objetivos propostos as atividades serão realizadas na seguinte sequência:
1º Momento:
Os alunos frequentarão as sessões da Câmara dos Vereadores acompanhados pelos professores responsáveis pelo projeto. Para facilitar a participação de todos os alunos nas sessões da Câmara, cada semana [apenas] uma turma irá à plenária.
2º Momento:
Nas aulas de Filosofia, Sociologia, Geografia e História serão propostos debates acerca dos temas abordados pelos vereadores nas plenárias, bem como sua importância e necessidade para a população de Paraíso das Águas. Os debates serão mediados pelos professores, que buscarão nortear as discussões com base na História da política e da Democracia.
3º Momento:
Para concluir o projeto, será proposto aos alunos participantes a produção de artigos sobre as conclusões obtidas por estes a partir da observação dos membros do poder legislativo do município e das discussões em sala de aula com os professores, assim como ideias que estes possam vir a ter a fim de melhorar setores públicos do município.
4º Momento:
Após a produção dos textos, todos serão publicados em páginas da web e em redes sociais para divulgar as ideias de forma sistemática a todos os membros da comunidade escolar e local. Para isso utilizaremos a Sala de Tecnologias Educacionais com orientação e supervisão do Professor Gerenciador de Tecnologia e Recursos Midiáticos.
AVALIAÇÃO
Para avaliar a participação dos alunos tomaremos como base a participação de todos nos debates e a produção dos textos ao final do projeto.
No dia 05/12/2018 foi realizada a culminância do projeto Politizando referente ao ano 2018. Onde os alunos, juntamente com as Professoras Célia Souza, Márcia Vida e a Diretora Jeórgia Patrícia levantaram algumas questões de suma importância para a formação dos adolescentes e jovens da Comunidade escolar. E ainda contamos com a presença do Vereador Anízio Andrade e o Jornalista Fernando de Brito. Foi um diálogo proveitoso e de grande relevância.
Questões levantadas
- Qual é o papel do Legislativo Municipal?
- Dos projetos aprovados ao longo do ano na Câmara Municipal, quais se destacaram para o benefício do Município?
- Ao assistir as sessões, alguma vez despertou a vontade de ser um vereador?
- A última questão, foi disponibilizado uma caixa de sugestão, sendo que no final do bate papo os alunos escreveram sugestões e propostas para os vereadores indicarem ao Prefeito.
A maioria dos alunos que frequentam as sessões são dos distritos, o Projeto Politizando é de grande valia, poisna sociedade de hoje encontramos várias tribos entre a juventude, a mesma que é vista, muitas vezes, como problema e solução para o país. Do mesmo modo que ouvimos expressões do tipo: juventude perdida, viciada, violenta; escutamos frases como os jovens são o futuro do país. Para entender essa juventude é preciso conhecer suas singularidades, o que significa a vida para cada um, os sonhos, desafios e as dificuldades. Daí o grande número de estudos, discussões, projetos e debates que são realizados sobre a juventude no Brasil e no mundo na Escola Ver. Kendi Nakai.
É nesse contexto que estamos ouvindo nossos alunos e consequentemente ganham notoriedade por sua força na reivindicação de ideias inovadoras e políticas públicas para os jovens, pautando a agenda governamental na esfera Municipal e quem sabe Estadual e Nacional.
Entre as ideias e reivindicações, são:
- Jovem Aprendiz
- Melhoria nas estradas (reclamação diárias dos alunos das extensões)
- Melhoria no transporte
- Melhoria nas pontes
- Asfalto no Distrito Bela Alvorada
- Melhorar a iluminação da cidade (muitas ruas sem nenhuma iluminação)
- Incentivar o Esporte nos Distritos
- Reabertura do CCPA
- Criar o Natal sem fome
- A continuidade do Moto Fest (que era organizado pelo saudoso Woton)
- Buscar parcerias e dar incentivos para industrias no município para geração de empregos.
- Criar uma biblioteca
- Fazer uma academia ao ar livre com instrutor nos Distritos
- Sinal de celular nos Distritos
Atualmente, a juventude é a faixa etária com maior número de brasileiros e precisa estar presente em todas as instâncias de necessidades da vida do povo para enfrentar os desafios existentes e ter condições de criar bases para o desenvolvimento do país. Por isso, é fundamental que nossa juventude se organize, participe diretamente da política e pratique a democracia participativa.
“O Município de Paraíso tem chance de crescer ainda mais!
Mas só juntos podemos mudar o futuro!”. Aluno Kendi Nakai
BNC – fernando brito