Na noite da última quinta-feira, 28, professores da rede municipal de ensino que irão trabalhar com os alunos sobre educação empreendedora receberam uma palestra no auditório na Secretaria de Educação.
Na oportunidade, a consultora do Sebrae-MS, Patrícia Monteiro Nunes, falou sobre Empreendedorismo na Escola e sobre o Prêmio Sebrae Educação Empreendedora. A secretaria adjunta de Educação, Maria Otília Balbino, agradeceu a parceria do Sebrae neste importante tema e ressaltou que o município está comprometido em ensinar aos jovens sobre Educação Empreendedora.
Prêmio Sebrae Educação Empreendedora
Professores capacitados no âmbito do Programa Cidade Empreendedora que já estão colocando em prática a metodologia podem se inscrever no Prêmio Nacional de Educação Empreendedora
Colocar em prática atitudes empreendedoras, levando para a sala de aula a vivência de conteúdos de empreendedorismo para que os jovens se preparem para o mundo do trabalho é um desafio para os educadores. Mas, esse é o foco do Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae, a germinação de ideias e a promoção do comportamento que permita aos jovens lidar com situações do contexto de negócios e da vida.
Os municípios podem compartilhar suas ideias, identificar, estimular, reconhecer e divulgar as melhores práticas da educação empreendedora. Basta acessar o site e contar o seu caso de educação empreendedora, preencher os requisitos e torcer pela sua instituição. Divulgue seu trabalho e seja reconhecido em todo o país.
Podem inscrever no prêmio produtos ou soluções adotadas que contribuam para que seus alunos adquiram ou aprimorem atitudes, comportamentos e características que os levem a lidar com situações do contexto dos negócios ou da vida, a refletirem sobre si mesmos, suas experiências e saberes, e para empreenderem e conduzirem negócios. As inscrições vão até 26 de abril e devem ser feitas no site do prêmio.
As iniciativas devem ser apresentadas em forma de relato, descrevendo as atividades realizadas e os resultados alcançados, que possam servir de exemplo e estímulo para outras instituições de ensino promoverem para seus alunos educação voltada ao empreendedorismo.
O prêmio, que contemplará quatro categorias (Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior e Ensino Técnico) será dividido em três etapas, estadual, regional e nacional. Na etapa estadual, será selecionado um caso para cada uma das categorias, que automaticamente estarão selecionados para a etapa regional. Por sua vez, serão selecionados 15 casos para cada categoria, regionalmente, totalizando 60 casos. A etapa nacional terá 20 casos selecionados, considerados os melhores pontuados no ranking de cada categoria de ensino.
A premiação para as melhores iniciativas estaduais e regionais inclui troféus de bronze, prata e ouro cada categoria. Já os vencedores nacionais receberão, além dos troféus, um convite para participar de uma missão técnica nacional (1º, 2º e 3º lugares). Por fim, para os primeiros lugares em cada uma das quatro categorias, ainda será concedida uma oportunidade de apresentar o projeto em um evento de visibilidade nacional.
*Assecom PMCS