Acontece no dia 7 de abril de 2019 a 1ª Pedalada Preciso Viver, promovido pela Rede Feminina de Combate ao Câncer, de Chapadão do Sul (MS), que tem por objetivo chamar a atenção para a garantia de que todos os pacientes oncológicos tenham acesso a um tratamento de saúde humanizado e tempestivo.
Este, no entanto, é apenas um dos objetivos da campanha lançada pela Rede Feminina Nacional de Combate ao Câncer (RFNCC), que acontece pela primeira vez em Chapadão do Sul.
No dia 7 de abril todos os voluntários, pacientes e ciclistas profissionais e amadores do município estarão vestidos com a camiseta da Campanha, nas cores branco e rosa, e realizarão uma pedalada com percurso estabelecido pela RFCC, juntamente com a equipe profissional de pedal do da cidade.
Com o intuito de garantir a aplicabilidade e eficácia da Lei 3.752/12, que estabelece prazo máximo de 30 dias para tratamento adequado aos pacientes oncológicos. Porém, a falta de recursos do SUS compromete todo o processo. A Campanha “#PrecisoViver” no mês de abril tem como intuito sensibilizar as autoridades e chamar a atenção da população para a precariedade dos atendimentos.
“A nossa luta é para que os pacientes, que já sofrem ao descobrir que têm a doença e ao iniciarem um tratamento tão agressivo, recebam o mínimo de cuidado, de apoio, de atenção. Estamos falando de milhares de pessoas que são diagnosticadas e não podem ficar esperando por muito tempo o início do tratamento enquanto a doença avança. O nome da campanha é bem sugestivo quanto a isso. Temos uma lei e para que ela seja cumprida, o poder público deve ter um olhar mais atento”.
O trabalho desenvolvido pela Rede Feminina Nacional de Combate ao Câncer, juntamente com as Redes Estaduais e Municipais, não se resume a prestar assistência às famílias e aos pacientes oncológicos. “A entidade também está engajada a buscar melhorias e cobrar soluções do poder público”.
Venham fazer parte dessa luta com a gente. Vista sua camiseta e venha pedalar ou caminhar conosco neste dia 7 de abril.
A largada acontece às 07h00, do estacionamento do Super Aurora, e a chegada será na Praça de Eventos. As camisetas já estão à venda na Rede Feminina, ao preço de R$ 30.