Na quinta-feira (21/03), vereadores e servidores públicos da Câmara Municipal de Costa Rica-MS participaram de uma caminhada contra o feminicídio, evento promovido pelo grupo “Mulheres de Mãos Dadas”, que reuniu milhares de pessoas, entre elas autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Polícia Militar (PM) e Corpo de Bombeiros do município.
A mobilização teve início às 17 horas, saindo do Mercado do Produtor (feira livre) e se estendeu pela Avenida José Ferreira da Costa (em frente à pizzaria Água na Boca), local onde ocorreu o crime que vitimou Edinalva Ferreira Melgaço, 34 anos, que foi assassinada pelo ex-esposo, José Cláudio Neres de Melo, de 39 anos, a golpes de machadinha.
Com flores, balões brancos, cartazes e faixas às mãos, a população que percorria o trajeto trazia consigo a indignação e comoção, além de mensagens de paz e de justiça. Para a vereadora Rosângela Marçal Paes (PSB) a mobilização mostrou que o município está unido em prol da causa contra o feminicídio. “Costa Rica abraçou essa causa, realmente é um motivo de felicidade para nossa sociedade, pois nos últimos seis meses presenciamos em nosso município quatro (04) feminicídios, motivo de muita dor a todas as famílias que perderam seus entes queridos e de indignação do nosso povo que não tinha coragem de expor esse sentimento, veio em busca de mais respeito, espaço na sociedade e que nós temos condições de ser mais humanos com o próximo. Esse movimento traz para todo povo de Costa Rica esperança de que a gente pode ter um futuro melhor e buscar o nosso espaço com mais segurança. Hoje vimos que mulheres unidas elas jamais serão vencidas!” destacou a vereadora.
Os vereadores Rosângela Marçal (PSB), Cocó (PSD), Juvenal da Farmácia (PSB), Roni Cota (PSDB) e Ailton Amorim (MDB) participaram da caminhada. A jovem Ana Paula Marçal Paes, sobrinha da vereadora Rosângela e vítima de feminicídio no ano passado, foi lembrada e homenageada durante a mobilização.
Oito servidoras da Câmara também participaram da caminhada contra o feminicídio. Elas foram liberadas pelo presidente da Câmara, Averaldo Barbosa, para participarem da mobilização. Com um cartaz na mão escrito “Só o amor de Deus transforma”, a controladora interna do Legislativo costarriquense, Priscila Palião Diniz, realizou todo o percurso da caminhada.
“Costa Rica vivenciou essa semana uma morte muito trágica que abalou e sensibilizou toda a cidade. Não esperávamos que a nossa amiga Nalva fosse partir tão cedo. Era uma pessoa de convivência fácil, muito próxima de todo, uma pessoa muito feliz, muito alto astral uma pessoa que eu nunca presenciei triste. Vemos que as pessoas têm perdido o amor, o amor de Deus, o amor de si mesmo, o amor pelo próximo a ponto de prejudicar o próximo de uma maneira tão trágica e tão dolorosa”, conta a servidora.
Priscila ainda destaca a importância das campanhas contra o feminicídio. “Essa causa pela qual estamos lutando é a favor da paz, do amor, dá não violência contra as mulheres, crianças e idosos. É transmitir isso independente das diferenças, da religião, do posicionamento político e do gênero”, completa Priscila.
Fonte: / Foto: ASSECOM/CMCR