Boas práticas em compras governamentais realizadas pelos municípios devem se adaptar cada vez mais ao conceito de compras sustentáveis, que engloba práticas de transparência e sustentabilidade, ambiental e social. Duas oficinas que aconteceram nesta segunda (18) e terça-feira (19), em Chapadão do Sul, trouxeram conhecimento para os servidores públicos referente ao pregão, o sistema de registro de preços e sustentabilidade nas compras públicas.
Essas ações fazem parte do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, SEDEMA, para aceleração o desenvolvimento econômico focado em um segmento potencial. A capacitação tanto de compradores como de fornecedores integra o eixo estratégico Comprando dos Pequenos Negócios, que tem como objetivo aumentar a circulação de dinheiro no mercado local, reconhecendo a Prefeitura como parceira do empresário.
O consultor do Sebrae/MS, Fábio Fonseca, mostrou como as compras governamentais dos pequenos negócios, em especial da agricultura familiar, podem mudar a realidade da cidade. “Foram finalizadas as capacitações voltadas para a equipe da Prefeitura e o próximo passo é a fase de capacitação de fornecedores”, afirmou. Pelo menos 15 servidores participaram das capacitações.
A secretaria adjunta de administração do município, Raquel Tortelli, participou das oficinas e destacou que foram repassadas informações para colocar em prática o que diz o texto da Lei. “Isso auxilia os servidores a trabalhar melhor conforme é descrito, oferecendo oportunidades ao segmento dos pequenos negócios em favor desse processo de desenvolvimento. Além disso, eles passam a conhecer os demais departamentos referentes às compras”, afirmou.
Cidade Empreendedora
O programa está dividido em oito abordagens que visam acelerar o desenvolvimento dos municípios: Mapear oportunidades; Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras locais; Liderança; Cultura empreendedora e inovação; Plano de Desenvolvimento Econômico; e Desenvolvimento empresarial.
Os interessados em conhecer mais sobre a metodologia do programa e detalhes sobre os trabalhos realizados em Mato Grosso do Sul devem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae no telefone 0800 570 0800 ou podem visitar o site: http://www.sebraecidadeempreendedora.com.br/
*Assessoria