Nesta quinta-feira (21/03), o grupo de mulheres denominado “Mulheres de Mãos Dadas”, em parceria com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, empresas privadas e comunidade costarriquense promove uma caminhada contra o feminicídio. A mobilização começa às 17 horas, com ponto de concentração no Mercado do Produtor (feira livre). A partir dali o movimento segue até a avenida José Ferreira da Costa (em frente à pizzaria Água na Boca) em Costa Rica-MS.
Engajada na mobilização, a vereadora Rosângela Marçal Paes (PSB) estendeu o convite a população durante a sessão legislativa realizada na última segunda-feira (18/03). “É muito triste saber que lutamos por uma causa de liberdade, da livre expressão, buscando nosso espaço, espaço este que não tem sido fácil conquistar, pois muitas vezes somos vistas como o sexo frágil e inferior. Mas hoje estou aqui, nesta Casa de Leis, lutando por nossos direitos, mas que infelizmente neste final de semana mais uma vez foram violados. Um fato que deixou a sociedade costarriquense muito triste, a morte de maneira cruel da vendedora (Edinalva Ferreira Melgaço, 34 anos). Então, quero fazer um convite a todas as mulheres do nosso município e aos homens que lutam junto com a gente, para participar dessa caminhada e dizer um basta ao feminicídio, não à violência contra a mulher. Vamos nos juntar a esta corrente do bem, mostrando a nossa força e exigindo o respeito de toda sociedade”, conclama e convida a vereadora Rosângela.
Na terça-feira (19/03) a vereadora participou de uma roda de conversa sobre feminicídio na rádio Cidade FM, e nesta quarta-feira (20/03) ela esteve na rádio Costa Rica FM, onde também participou de um debate sobre o assunto.
Em forma de apoio e luta contra o feminicídio, o presidente da Câmara de Vereadores de Costa Rica, Averaldo Barbosa da Costa (MDB), autorizou as 15 servidoras da Casa de Leis saírem mais cedo na quinta-feira, para participarem da caminhada.
Entenda o caso
Na madrugada de domingo, o diácono de uma igreja em Costa Rica, José Cláudio Neres de Melo, 39 anos, foi preso em flagrante acusado de atropelar e matar a ex-mulher, a vendedora Edinalva, na pizzaria Água na Boca, que fica na avenida José Ferreira da Costa, no bairro Vale do Amanhecer.
José Claudio, Edinalva e o filho de 15 anos participavam do aniversário de um pastor da igreja que frequentam. Ao sair da comemoração, Edinalva e o filho que estava na garupa da moto, foram surpreendidos pelo ex-marido que jogou o veículo Ford Ka em cima da motocicleta que ela pilotava, derrubando os dois. José Cláudio desceu do carro com uma machadinha e passou a atacar Edinalva, que tentou se defender, mas não conseguiu. O acusado desferiu vários golpes na cabeça da ex-mulher.
Edinalva chegou a ser socorrida, porém não resistiu e morreu. A Polícia Militar de Costa Rica prendeu José Claudio em flagrante. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Costa Rica como homicídio qualificado, feminicídio por motivo torpe e egoístico que dificultou a defesa da vítima.
Saiba quem são as idealizadoras do movimento “Mulheres de Mãos Dadas”:
Helizandra – Idealizadora e organização junto à sociedade;
Luciana Aguiar – Jornalismo
Liliane Campos e Iandra Garcia – Organização junto à Prefeitura e sociedade
Liz, Dr. Renata, Dr Thays – Jurídico
Camila – artes e divulgação em redes sociais
Andressa Biata – Influenciadora nas redes sociais
Letícia – setor de comunicação da Atvos
Lúcia – CREAS
Fonte: Cassiane Mews / Foto: Camila