Costa Rica marca presença durante Encontro Regional do MPMS

Cumprindo agenda em Coxim-MS, o presidente da Câmara de Vereadores de Costa Rica, Averaldo Barbosa da Costa (MDB), participou na última quinta-feira (14/03) da abertura oficial do Encontro Regional do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) 2019 – Região Norte, na cidade de Coxim/MS.

O Encontro Regional promovido pelo Ministério Público Estadual e a Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP) e organizado pela Escola Superior do MPMS teve como objetivo reunir os Promotores de Justiça das Comarcas de Bandeirantes, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora, bem como demais Membros do MPMS para aperfeiçoar a atuação dos promotores junto à sociedade, destinatária da intervenção dos Promotores e Procuradores de Justiça.

O presidente da Casa de Leis de Costa Rica, Averaldo Barbosa, participou da palestra inaugural do evento proferida pelo Promotor de Justiça André Tiago Pasternak Glitz, do Ministério Público do Paraná, com o tema “Processo penal contemporâneo: Ministério Público e justiça penal negocial”. O Promotor de Justiça Victor Leonardo de Miranda Taveira, titular da 3ª Promotoria de Justiça de Coxim, atuou como mediador.

Durante abertura do Encontro, o Presidente da ASMMP, Romão Ávila Millhan Junior cumprimentou todos os presentes e destacou o apoio e a parceria da Diretora-Geral da ESMP-MS, Jaceguara Dantas da Silva, da Secretária-Geral do MPMS, Promotora de Justiça Bianka Karina Barros da Costa, e dos servidores na realização do evento. Ele explicou que o Encontro Regional tem o intuito de aproximar o Ministério Público Estadual dos órgãos de execução e da sociedade. “Essa aproximação é extremante necessária para o nosso trabalho diário”.

A Diretora-Geral da ESMP-MS, Jaceguara Dantas da Silva ressaltou que o evento está sendo retomado com o objetivo de propiciar capacitação aos Membros do MPMS na interação com a comunidade. “É uma oportunidade para os colegas poderem demostrar suas experiências e as boas práticas”, disse.

O Procurador-Geral de Justiça de MS, Paulo Cezar dos Passos, cujo primeiro mandato como promotor foi em Costa Rica, cumprimentou todos os presentes em nome do presidente da Casa de Leis de Costa Rica, Averalo Barbosa, e fez uma breve análise sobre os escândalos de corrupção que assolam o país e as situações conflitantes que o Ministério Público Estadual tem enfrentado. Paulo Passos disse que apesar das dificuldades, a Instituição sempre busca desempenhar o seu papel, lutando e trabalhando por uma sociedade menos desigual e injusta. “Nós Membros do Ministério Público precisamos nos aproximar da sociedade. A razão de ser do Ministério Público brasileiro é trabalhar e lutar por uma sociedade mais justa, uma sociedade democrática”, finalizou.

 

 

 

Fonte: Com informações da ASSECOM/MPMS – Cassiane Mews / Foto: ASSECOM/CMCR