PMA autua grupo de paulistas por pesca ilegal e caça de jacaré em Alcinópolis

A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Costa Rica autuou na madrugada desta segunda-feira pescadores profissionais e amadores por conta de pesca ilegal e caça de jacaré. A ação ocorreu durante fiscalização no rio Taquari, na zona rural do município de Alcinópolis. Os envolvidos são do interior de São Paulo, das cidades de Potirendaba e São José do Rio Preto.

Segundo a PMA, durante fiscalização em um rancho pesqueiro situado na margem esquerda, foram apreendidos vários peixes capturados mediante o uso de petrechos proibidos, bem como carne e a pele de jacaré abatido sem autorização do órgão ambiental competente.

No local foram apreendidos ainda vários petrechos proibidos, tais como anzóis de galho, redes de emalhar e armadilha de capturar animal silvestre. Entre os pescadores amadores que frequentam o rancho, estavam dois pescadores profissionais que se responsabilizaram pelos pescados.

Porém cometeram infração ambiental perante a instrução normativa IBAMA n°09/2012  “Art. 10 O pescador profissional, quando participar ou prestar serviços à pesca amadora, deverá respeitar as normas vigentes para o exercício desta”, sendo assim, os pescadores usaram de petrechos proibidos para a captura dos pescados.

Todos os pescadores presente no rancho foram autuados por crime de caça ao jacaré e os pescadores profissionais pela caça e pela pesca irregular, sendo que estes foram autuados em R$ 6.780,00 e os demais em R$ 5.000,00 pela caça, pois a espécies dos crocodilianos constam na lista de animais em extinção. Todos os pescadores foram conduzidos para a delegacia de polícia civil de Alcinópolis para os procedimentos de praxe.

Fonte: MS Todo Dia