Assembleia homenageia PMs que salvaram a sul-chapadense e seu filho da enchente

Os sete PMs (Policiais Militares) envolvidos no resgate de uma mulher e seu filho de cinco anos nesta terça-feira (26) em Campo Grande durante a enchente que alagou as principais vias da cidade foram homenageados na ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) nesta quarta-feira (27). Em ato da Mesa Diretora, a sessão foi suspensa para a homenagem ao ato que, segundo os policiais, era uma questão de vida ou morte.

O 2º sargento Ronei Marques do Carmo conta que a equipe fazia o patrulhamento escolar próximo à Avenida Euler de Azevedo quando foi abordada por um motociclista, que falou que uma mulher estava dentro do carro, presa, com seu filho. O carro corria risco de ficar submerso com o aumento das chuvas.

Momento do resgate flagrado pelo Midiamax (Foto: Marcos Ermínio)

“Nós pegamos uma corda emprestada de um comércio perto, amarramos e fomos ao carro. Depois, amarramos ao carro para que ele não fosse ao leito do Rio, já que estava a 15 metros de um redemoinho que poderia puxá-lo. Resgatamos a criança e depois buscamos a mãe”, conta.

A ação poderia ter colocado todos em risco, segundo o policial. “Mas era uma questão de vida ou morte. Eu falei para a mãe que se ela morresse, a gente ia junto. Mas se ela se salvasse, a gente ia sair todo mundo junto dali. Não dava tempo de esperar os Bombeiros chegarem porque a água avançava muito rápido”, disse.

Foram homenageados pelo ato de bravura o 1º sargento Rodson Cleiver Viana da Cruz, 2º sargento Ronei Marques do Carmo, cabo Ednaldo Vital do Nascimento Júnior, cabo João Mendes de Almeida, cabo Samuel Barbosa de Lima, cabo Henrique Ferreira da Silva e cabo Jean de Campos Roman.

Os policiais aproveitaram o momento da homenagem para agradecer as pessoas que ajudaram na ação. O comandante, Coronel PM Waldir Ribeiro Acosta, afirmou que é dever do policial agir em prol da população, mas que o reconhecimento motiva as equipes.

“É um grande incentivo para que os policiais sigam motivados. Esse evento demonstra um reconhecimento não só dos deputados estaduais, mas de toda a sociedade”, agradeceu.

O caso

Uma mulher e uma criança chegaram a ficar ilhados em um Hyundai HB20 no cruzamento entre a Avenida Ernesto Geisel e a Euler de Azevedo nesta terça-feira (26) por conta das chuvas. Eles foram resgatados pelos policiais militares.

A reportagem do Jornal Midiamax flagrou o momento do resgate, quando os PMs fizeram um cordão para retirar as vítimas do carro em meio à enxurrada. Com a corda, os policiais conseguiram leva-los para uma área seca.

e midiamax