Cruz Vermelha Brasileira filial MS lança Campanha Carnaval sem Assédio

Cruz Vermelha Brasileira filial Mato Grosso do Sul, está promovendo a campanha “Carnaval Sem Assédio: NÃO É NÃO” com o objetivo de conscientizar os foliões sobre o assédio sexual contra as mulheres durante os dias de festa.

As orientações sobre os tipos de assédio serão apresentadas pelos voluntários que se dispuseram a participar do projeto. Como o carnaval é um evento dinâmico, adesivos com frases de efeito “NÃO É NÃO” serão distribuídos pela instituição nos 5 dias de festa. Serão 3 mil adesivos para atender o público, formado principalmente pelas mulheres. Além da distribuição, os voluntários também irão passar orientações sobre assédio.

O projeto tem como motivação diminuir os números expressivos relatados no contexto através da ação em uma das causas do problema, instruindo esse público-alvo sobre todas as implicações, causas e consequência que pode provocar na vida das vítimas.

A Cruz Vermelha tem potencialidade de abranger esse projeto a âmbito nacional, criando oportunidade não somente para os estados pontuais como o MS, mas todas os locais que entendem a importância desse tipo de orientação, motivando-as no cumprimento da missão da instituição no país. Visto que nos anos de 2017 e 2018, o adereço com a frase “não é não” chegou a blocos de sete cidades brasileiras, entre elas São Paulo, Rio, Salvador e Recife, contudo, em Campo Grande, não teve nenhum movimento nesse sentido.

Além disso, esta orientação pode ser levada para outros âmbitos, como, na escola, trabalho, família, onde também há relatos de assédio, e assim, contribuir para a construção de uma sociedade mais tolerante e, principalmente, que respeita o outro e suas escolhas.

Por fim, objetivo real da campanha é coibir o assédio sexual contra mulheres na época de carnaval visto o aumento das denúncias e, consequentemente, estimular denúncias sobre violência doméstica e a busca por ajuda.


Camila Barbieri
Coordenadora de Comunicação