Diversos estudos já comprovam que uma boa relação entre pais e escola favorece muito o aprendizado e com esse objetivo, neste final de semana, o município de Chapadão do Sul, sai na frente e instalou a Escola de Pais em Chapadão do Sul, fazendo parte do Núcleo de Campo Grande-MS.
Objetivos
Se por um lado a escola sozinha não é suficiente para garantir um bom rendimento escolar dos educandos, por outro os pais sozinhos também não conseguem oferecer educação integral para crianças e adolescentes.
Pais e escola na verdade devem formar uma equipe que trabalhe com base na colaboração e compartilhamento. Agindo em parceria, desenvolvendo ações sinérgicas que sejam verdadeiramente capazes de melhorar o rendimento dos estudantes.
Por isso, a escola que tem uma boa comunicação com os pais, deve procurar educá-los, para que entendam bem como o papel deles é imprescindível no processo de aprendizagem.
Para a boa relação entre pais e filhos, alguns pontos são bem importantes, confira:
- Conversas diárias sobre acontecimentos do cotidiano.
- Expressões de afeto.
- Comentários em família sobre livros, notícias de jornal, revistas, programas de televisão.
- Visitas em família a bibliotecas, museus, jardins zoológicos, lugares históricos, atividades culturais.
- Estímulos para utilizar novas palavras e ampliar o vocabulário.
É importante que a família busque estimular bons hábitos:
- Estabelecer um tempo para estudo em casa.
- Rotinas diárias que incluem tempo para comer, dormir, brincar, trabalhar, estudar e ler.
- Ter um lugar tranquilo para os estudos.
- Interesse da família em hobbies, jogos e atividades com valor educativo.
- Priorizar à leitura a outras atividades como ver televisão, redes sociais e videogame.
- Preocupação com o uso correto da linguagem.
- Conhecimento dos pais sobre o progresso dos filhos na escola.
A eficácia do professor aumenta quando a criança já chega à escola com bons hábitos. As crianças aprendem melhor com esses estímulos vindos da família. Isso independente do nível socioeconômico da família.
Como fortalecer a parceria entre pais e escola?
Com a evolução da tecnologia, hoje as escolas têm condições de terem um relacionamento mais próximo aos responsáveis. Usando um aplicativo escolar, por exemplo, a comunicação pode ser contínua e ter dois fluxos. Tanto a escola pode se comunicar com os pais, envolvendo diferentes colaboradores, como professores, coordenadores, gestor e etc. Como os responsáveis também podem enviar mensagens aos diferentes setores da instituição.
Como a qualidade de informação pode ser aprimorada com as facilidades trazidas pela tecnologia, fica mais fácil para os pais conversarem com seus filhos sobre conteúdos discutidos na escola.
Exemplo, o pai que recebe um álbum de fotos no app de uma apresentação sobre a história do Brasil, e então, quando chega em casa, pode discutir isso com o seu filho. Os alunos têm melhor desempenho quando percebe que o que vê na escola tem importância para os pais.
Com o ganho na comunicação – que ocorre quando as escolas compartilham conteúdos relevantes com os pais – os pais podem ser mais participativos. Afinal, todos saem ganhando com a parceria.
Fonte escola em movimento