Costa Rica: Detran esta usando calçadas para colocar veículos apreendidos

Sem ter mais onde guardar veículos apreendidos, o pátio da Agência de Trânsito de Costa Rica está com carros abalroados pelo pátio e fora dele.  Há carros estacionados por todos os lados, em cima da calçada, na rua e até na contra-mão. Só este ano, o Detran arrecadou da parte Estadual mais de R$ 1.500.000,00 mas a situação do pátio continua crítica.

Conforme apurado pela reportagem, moradores de Costa Rica reclamaram da situação e informaram que até para entrar no escritório da agência, existe uma dificuldade, tamanha a quantidade de carros estacionados em frente a porta. Além disso, fica quase impossível transitar pela calçada que está lotada de veículos.

Sem proteção ou armazenamento adequado, os veículos acabam ficando expostos ao tempo – sol, chuva –, o que contribui para virarem material de sucata rapidamente. A partir de dois anos podem ser reciclados, ou quando o motor está queimado, há suspeita de adulteração, batida frontal e não estão mais passíveis de circulação nem para desmanche.

MEDIDAS

Em janeiro deste ano, o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran/MS) resolveu contratar empresas privadas para a execução do serviço de depósito e guarda de automotores. A medida foi apoiada na Portaria “N” número 33, que estabelece normas para o credenciamento. A publicação da nova medida, chegou a ser divulgada na edição do dia 13 de agosto de 2018 do Diário Oficial do Estado.

Ao MS Todo Dia, o coordenador da Agência de Trânsito de Costa Rica, Limiro Paulino, disse que as providências já foram tomadas e dentro de 15 dias os veículos serão retirados do pátio e serão encaminhados para Paranaíba onde será  realizado um leilão e parte será levada a Campo Grande.

A reportagem entrou em contato com o Detran instalado na Capital sobre a situação e se os veículos serão mesmo enviados, mas até a publicação desta, não houve retorno.

Fonte: MS TODO DIA