Capacitação em Alcinópolis ajudou produtores a entender a venda para o município nas Chamadas Públicas

Com o objetivo de identificar e capacitar os agricultores familiares do município de Alcinópolis, o Sebrae/MS e a Prefeitura Municipal promoveram, nesta terça-feira (12), uma oficina de compras públicas voltada aos produtores para participar dos processos de chamada pública, na Secretaria de Desenvolvimento da cidade, na Sala Verde.

Para o prefeito de Alcinópolis, Dalmy Crisóstomo da Silva, a oportunidade colabora para o estímulo da economia local, desenvolvendo a capacidade de venda dos produtores da região. “Estamos juntos, poder público e produtores, participando desta oficina com o mesmo propósito. Afinal, comprar de um pequeno produtor local contribui para a geração de renda e cria oportunidades para novos negócios”, salientou o prefeito.

A Secretária Municipal de Desenvolvimento, Agricultura, Pecuária, Turismo e Meio Ambiente, Bruna Barbosa, destacou que o encontro reuniu todos os envolvidos no processo, incluído a gestão pública, produtores, Sindicato Rural, Agrae e Senar. “Foram poucos os itens que não tinha algum agricultor produzindo, então acreditamos que essa oficina foi mais um grande passo do município para alavancar a economia local”, declarou.

“Esta oficina está abrindo nossa cabeça e nos ajudando bastante, principalmente no sentido de compreender melhor como funcionam as compras públicas e questões relacionadas às vendas, como valores e documentos necessários para que possamos participar das chamadas públicas”, falou Leonildo Trivelato, 54 anos, pequeno produtor no Assentamento Santa Fé, onde produz verduras.

O encontro faz parte do Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae com a gestão municipal para de promover o desenvolvimento local por meio de um trabalho conjunto com prefeituras municipais para identificar e atuar com foco em eixos estratégicos da economia para o crescimento.

Cidade Empreendedora

O programa está dividido em oito abordagens que visam acelerar o desenvolvimento dos municípios: Mapear oportunidades; Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras locais; Liderança; Cultura empreendedora e inovação; Plano de Desenvolvimento Econômico; e Desenvolvimento empresarial.

Os interessados em conhecer mais sobre a metodologia do programa e detalhes sobre os trabalhos realizados em Mato Grosso do Sul devem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae no telefone 0800 570 0800 ou podem visitar o site: http://www.sebraecidadeempreendedora.com.br/

 

 

 

Por: Nayara Tiago – Sebrae