Neste período do ano, a chuva e a alta temperatura aumentam ainda mais o alerta contra a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A Secretária de Saúde, através do Controle de Endemias, reforça mais uma vez a importância de todos os moradores fazer a sua parte. O último levantamento de índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti constatou que alguns bairros do município estão mais infestados e consequentemente, com maior número de notificações de Dengue. Nesses bairros o Controle de Endemias iniciou essa semana a aplicação de inseticida, contudo, evitar água parada é a melhor solução.
Os moradores devem ficar atentos a possíveis depósitos que possam se tornarem criadouros, como vazo de plantas, calhas, pneus, bebedouros de animais e outros.
Os agentes de endemias também continuam no trabalho de orientação aos moradores nas visitas domiciliares, em breve realizarão palestras educativas nas escolas, além da aplicação de inseticida em diversos pontos da cidade.
Veja algumas dicas importantes para a eliminação dos criadouros:
– caixas d’água devem estar totalmente vedadas, evitando a entrada e saída de mosquitos;
– calhas devem ser limpas, sem folhas e sujeira;
– galões, tonéis, poços, latões e tambores devem sempre estar totalmente vedados;
– qualquer objeto que acumule água deve ser eliminado: pneus velhos devem ser guardados em locais cobertos, enquanto garrafas vazias precisam ser empilhadas com a boca sempre para baixo;
– limpe ralos e coloque telas de proteção;
– até bandejas da geladeira podem virar criadouros, então elas devem estar limpas e secas;
– jamais coloque água nos pratinhos de vasos de planta; preencha com areia e lave semanalmente estes recipientes;
– vire baldes e vasilhames da área de serviço de boca para baixo;
– se você usa lonas para cobrir objetos ou entulho, garanta que elas estejam bem esticadas, evitando a formação de poças;
– piscinas e fontes devem estar sempre limpas e tratadas com os produtos específicos para isto.
Ficar livre dos malefícios causados pela dengue, zika e chikungunya é fácil, mas depende do esforço de todos. Se cada um fizer a vistoria semanal e acabar com os criadouros do Aedes aegypti, toda a população de Chapadão do Sul ganha em saúde e bem-estar.
*Assessoria