Com foco no eixo prioritário no setor de turismo, o Sebrae/MS e a Prefeitura Municipal de Alcinópolis promoveram, na noite desta quinta-feira (31), a oficina de elaboração do PDE (Plano de Desenvolvimento Econômico) no CRAS. Participaram do evento gestores públicos, sindicatos, empreendedores e outras instituições representativas, além da sociedade.
O PDE identifica e planeja, de maneira colaborativa, a estratégia de abordagem para auxiliar os gestores na implantação de ações que qualificam o planejamento municipal e otimizam os resultados do desenvolvimento econômico local de forma sustentável. Com essas ações, a intenção é melhorar a eficiência da máquina pública e de sua rede de instituições parceiras e, ao mesmo tempo, permitir maior participação das micro e pequenas empresais locais este processo.
Desse encontro, haverá o desdobramento em muitas ações nos âmbitos Econômico, Social e Ambiental, focadas no mercado do turismo com uma equipe estruturada para dar continuidade ao trabalho que foi planejado com as instâncias de governo e consultores do Sebrae. Dentre ações, estão previstas capacitação de mão de obra e empresários, bem como a criação de ações de lazer, calendários de eventos de turismo, incentivar o mercado gastronômico, entre outras.
A empresária e nutricionista, Daiany Miranda, participou da oficina e destacou que a forma colaborativa de abordagem permitiu que todos os participantes contribuíssem com ideias. “Muitas vezes, a gente desenvolve ideias e não passa para frente, mas essa foi uma oportunidade de discuti-las, ver o que cada um falou e a viabilidade. Nossa cidade tem muito potencial, uma beleza que muitos ainda não conhecem e as ideias para mostrar o que a cidade tem são muito válidas, temos muitas ações para desenvolver e essa forma organizada de trabalho é muito importante”, afirmou.
O evento faz parte das ações do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae para atuar junto a prefeituras municipais em oito soluções que visam acelerar a economia de cada município que adere à iniciativa: Mapeamento de oportunidades; Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras locais; Liderança; Cultura empreendedora e inovação; Plano de Desenvolvimento Econômico; e Desenvolvimento empresarial.