Lamentável : Bombeiros de MG rejeitam ajuda de bombeiros voluntários de SP: ‘Nos deram 2 horas para ir embora’
Um grupo de bombeiros voluntários de São Paulo foi impedido pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais de ajudar nas buscas pelas vítimas da tragédia em Brumadinho. “O Coronel Almeida disse que o Corpo de Bombeiros não precisa de voluntários, que só o pessoal dele dá conta, porque, inclusive, existe risco de contaminação. Por isso, ele nos deu 2 horas para ir embora”, contou o Comandante Santos em entrevista à Jovem Pan.
Segundo o Comandante, a ajuda do grupo foi solicitada pela Defesa Civil de Minas Gerais. “Percebemos que tem uma briga entre a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros. A Defesa Civil nos recebeu muito bem, nos tratou muito bem, o pessoal da Vale nos deu um tratamento irrepreensível”, contou.
A justificativa do Corpo de Bombeiros é que apenas militares podem atuar na chamada “área quente”, onde as buscas estão sendo feitas, por risco de contaminação e, por isso, o grupo de voluntários não seria útil. “Se há risco de contaminação, acho que todos deveriam ser comunicados”, disse o comandante.
Santos ainda ressaltou que sua equipe poderia ajudar em outras frentes. “Essa história de dispensar a gente porque não podemos entrar em área quente é conversa fiada, não estamos nem pedindo para entrar em área quente”, desabafou.
Segundo o comandante, os bombeiros mineiros também dispensaram outras equipes de voluntários. “Uma equipe de voluntários de Balneário Camboriu se deslocou de Santa Catarina até aqui e acabou de ir embora porque a situação é a mesma”, disse.
Agora, os bombeiros voluntários de São Paulo voltarão para a capital paulista. “Vamos de carona até Belo Horizonte”, lamentou o Comandante Santos.