Novo presidente do Legislativo de Costa Rica afirma que vai ampliar o prédio da Câmara e investir em tecnologia
O novo presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Costa Rica-MS, Averaldo Barbosa da Costa (MDB), afirmou que nos próximos dias já começa a obra de ampliação do prédio do Legislativo costarriquense. Ele também disse que vai priorizar investimentos em tecnologia durante a gestão da Casa de Leis. O parlamentar fez os anúncios durante a sessão solene de posse dos membros da Mesa Diretora da Casa de Leis para o biênio 2019-2020.
De acordo com Averaldo Barbosa, a ampliação do prédio da Câmara é um dos principais objetivos do mandato dele como presidente do Legislativo Municipal. “Nós planejamos no mais curto espaço de tempo fazermos uma licitação para que a gente possa construir mais salas nesta Casa. O município cresceu e a Câmara consequentemente também e nós precisamos abrigar da melhor forma possível os nossos servidores e os nossos vereadores, porque o nosso espaço tornou-se pequeno”, explicou o novo presidente, durante discurso feito ao longo da sessão solene de posse, no qual o edil fez vários agradecimentos aos eleitores, familiares, amigos, colegas vereadores e público presente ao evento.
No final de 2018, oito novos servidores começaram a trabalhar na Câmara de Costa Rica, depois de serem aprovados em concurso público realizado pela Casa de Leis. Conforme Averaldo Barbosa, para acomodar os novos funcionários em um espaço adequado, é necessário ampliar o prédio da Câmara por meio da construção de mais salas, que serão edificadas onde hoje funciona o estacionamento do Legislativo Municipal, em um terreno localizado aos fundos da Casa de Leis.
Ainda no discurso, o novo presidente da Câmara contou que pretende investir em novas estratégias de modernização do Legislativo Municipal. “Nós avançamos bastante na informatização do processo legislativo, que lá em 2014, 2015, ainda estava praticamente todo manual. Melhoramos bastante, mas precisamos melhorar mais, principalmente nessa área de tecnologia”, ressaltou.
Nos últimos três anos, a Câmara de Costa Rica reescreveu sua história no século XXI e promoveu a digitalização do arquivo legislativo – o que permite aos cidadãos o acesso online e gratuito à legislação municipal -, ampliou as informações e os recursos disponíveis no site institucional, disponibilizou uma plataforma para acompanhamento online dos processos legislativos em trâmite na Casa de Leis, informatizou as sessões legislativas com a disponibilização de notebooks para os vereadores, e mais recentemente também passou a transmitir as sessões legislativas no Facebook (vídeo) e no site da Câmara (áudio), em tempo real.
A sessão solene de posse dos novos membros da Mesa Diretora aconteceu na manhã de segunda-feira (07/01), no Plenário da Câmara de Costa Rica, e contou com a presença da deputada federal em exercício Carla Stephanini (MDB-MS), do vice-prefeito Roberto Rodrigues (DEM), além de secretários de governo, servidores públicos municipais, lideranças políticas, representantes da imprensa local e regional, militares do Corpo de Bombeiros e demais moradores costarriquenses.
Ao discursar na sessão solene, o vice-presidente da Mesa Diretora empossada, vereador Rayner Moraes Santos (PR), disse que acredita na capacidade de gestão do novo presidente da Câmara Municipal, ao lembrar que Averaldo já ocupou o cargo em 2016.
“O vereador Averaldo já passou aqui em outro mandato como presidente e já demonstrou que tem capacidade suficiente para gerir. Gostaria que ele, cada vez mais, como estudioso que é, gerisse a presidência dessa Casa para que não só a população venha a ganhar, como também todos os vereadores. Como parceiro, amigo de Averaldo, o desejo sucesso e que Deus possa lhe dar discernimento nas suas avaliações, para que o município de Costa Rica possa cada vez mais crescer tanto no cenário local, estadual ou federal”, enalteceu Rayner.
Já o novo primeiro-secretário da Mesa Diretora, Jovenaldo Francisco dos Santos, o Juvenal da Farmácia (PSB), enfatizou que os governantes precisam amar ao próximo e a Deus para que possam desempenhar boas gestões.
“Primeiramente agradecer a Deus e pedir a Ele muita sabedoria, porque sem Deus a gente não é nada. Para governar com Deus acima de todos, nós precisamos amar a todos, independente de ideologia partidária, cor da roupa, independente de qualquer coisa! A gente quando tem Deus mesmo para governar, a gente governa com amor, um dos maiores mandamentos de Deus, que é amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo”, salientou Juvenal.
Segundo-secretário da Mesa Diretora, o vereador Claudomiro Martins Rosa, o Cocó (PSD), elogiou a gestão do prefeito Waldeli dos Santos Rosa (MDB), disse que a união da classe política de Costa Rica contribui para o desenvolvimento do município e afirmou que os novos integrantes da Mesa vão continuar atuando com coragem e determinação.
“A vida é feita de desafios e os desafios têm que ser feitos para pessoas que têm coragem e determinação. Com certeza não vai faltar determinação, vontade, coragem e amor para que possamos colocar uma Costa Rica cada vez melhor. A nossa cidade hoje é exemplo e será cada vez mais no cenário estadual e nacional”, afirmou Cocó.
A deputada federal Carla Stephanini também fez um pronunciamento na sessão solene de posse e elogiou a gestão pública de Costa Rica. Segundo ela, a Câmara de Vereadores desempenha papel importante no desenvolvimento do município.
“Orgulho de vermos uma gestão se notabilizando no nosso estado e no nosso país. Além da capacidade, obviamente do prefeito, do vice-prefeito, do corpo técnico-administrativo da Prefeitura, também está a capacidade desta Casa de Leis, porque é aqui que haverá e há a discussão, o debate e que se recebe as demandas da população. Através do diálogo da Câmara com o Executivo é que se pode prosperar numa administração onde há harmonia entre esses dois poderes”, destacou a congressista.
A eleição para a nova Mesa Diretora do Legislativo costarriquense aconteceu no dia 17 de dezembro do ano passado. Averaldo, Rayner, Juvenal da Farmácia e Cocó concorreram o pleito por uma chapa única, denominada “Um Novo Tempo”, que venceu o sufrágio por unanimidade, ou seja, com votos favoráveis de todos os vereadores costarriquenses. O mandato dos quatro edis é de dois anos e, portanto, começa em janeiro de 2019 e termina no dia 31 de dezembro de 2020.
No discurso de posse durante a sessão solene, Averaldo Barbosa também deixou evidente que pretende desenvolver uma gestão compartilhada com os demais integrantes da Mesa Diretora, pautada pela descentralização do poder.
“Quero dizer aos integrantes da nossa Mesa Diretora que vou precisar muito do apoio de cada um. Não é porque o vereador Rayner é o vice-presidente que ele não vai ter serviço. Os meus secretários (primeiro e segundo) podem ter certeza que o bom andamento da Casa depende não só do presidente, mas também dos secretários que compõem a nossa Mesa Diretora e que vão nos auxiliar nessa empreitada”, declarou Averaldo Barbosa,