Meteorologista de MS diz que trovão em tempestade é sinal de perigo: ‘Se não puder se abrigar, agache-se’

Uma jovem de 15 anos e um idoso de 65, morreram atingidos por raios nessa quarta-feira (12), em Mato Grosso do Sul. De acordo com o meteorologista Natálio Abraão, no verão o risco de descargas elétricas aumenta consideravelmente: “O trovão é o sinal de perigo. Se numa tempestade você ouvir o som, abrigue-se imediatamente”, explica.

 
Bruna e o namorado foram atingidos por descarga elétrica, a jovem morreu na hora. — Foto: Facebook/Reprodução
Bruna e o namorado foram atingidos por descarga elétrica, a jovem morreu na hora. — Foto: Facebook/Reprodução

Mato Grosso do Sul tem um grande número de fazendas, especialmente na região sul, onde Bruna Santos foi atingida quando estava na varanda de sua casa em uma propriedade rural. “Se você estiver em campo aberto e não puder se abrigar, agache-se imediatamente. O importante é não oferecer ‘pontas’ para que a corrente elétrica se estabeleça”, conta.

Nas cidades de Amambai e Rio Brilhante, onde as 2 vítimas morreram, foram registrados 4 raios por minuto na tarde desta quarta-feira (12): “Foram mais de 255 raios em pouco mais de uma hora, no estado todo foram 990”, afirma. De quarta para quinta, mais de 62 mil raios caíram em MS.

Vítimas

Rubens Cândido Ferreira e mais um homem estavam na carroceria de uma caminhonete, em uma estrada vicinal que dá acesso a um assentamento quando foram atingidos pelo raio, em Rio Brilhante, a 150 quilômetros de Campo Grande. Chovia muito no momento do raio. Rubens foi levado para o hospital da cidade, mas não resistiu e morreu.

A segunda vítima foi a jovem Bruna Rolin dos Santos, de 15 anos. Ela estava com o namorado em uma fazenda na cidade de Amambai (MS), a 350 km da capital quando foram atingidos pela descarga elétrica.

Segundo familiares, os dois ficaram desacordados, o rapaz, quando acordou, encontrou a namorada já sem vida. Ele ligou para o pai pedindo socorro.

Segundo o Hospital Regional de Amambai, Bruna deu entrada no hospital por volta das 20h20 (horário de MS), já sem vida. A tia diz que a fatalidade deixou a todos inconformados. “Ela era muito feliz, nos encontramos há apenas uma semana. É triste demais isso”, declara.

O namorado de Bruna passou por uma avaliação e foi liberado. O corpo da jovem está sendo velado na cidade e será enterrado no final da tarde desta quinta-feira (13), em Amambai (MS).