Sul-Chapadense Fábio Esteves toma posse como presidente da Amagis-DF

Tomou posse a nova diretoria da Associação dos Magistrados do Distrito Federal e Territórios (Amagis-DF) nos anos de 2019 e 2020, nesta quarta-feira (12/12). Reeleito presidente, o juiz Fábio Francisco Esteves estará à frente dos associados, que representam mais de 90% dos magistrados na capital federal.

Nos dois últimos anos, as ações da Amagis-DF foram voltadas à integração da magistratura à sociedade no debate de temas como a representação dos negros entre os juízes e, dentro das escolas, com um projeto de incitação à cidadania e justiça. Esteves afirma que o trabalho continuará neste sentido. “É importante dar continuidade ao trabalho, com a preocupação de aproximar a magistratura da sociedade e mantendo-a presente como instituição independente e atuante”, indica.
À equipe que acompanhará o presidente, 15 juízes e um desembargador foram eleitos pela chapa Somos Amagis e comporão a diretoria do biênio 2019-2020.
Presente na solenidade, o ministro do Superior Tribunal de Justiça Reynaldo Soares da Fonseca destacou que o Judiciário do DF é destaque no Brasil, sendo consolidado pelo trabalho da Amagis-DF. “Sou testemunha de que o Tribunal de Justiça do DF tem dado exemplo extraordinária para a sociedade brasiliense. Tem dado exemplo de que é possível, sim, o estado democrático de direito”, entende.

Chapa única

A chapa encabeçada por Fábio Esteves foi a única a concorrer à presidência da Amagis-DF na última eleição. Cerca de 40% dos 456 associados foram às urnas no dia 23 de novembro deste ano para eleger a diretoria da associação.
Apesar de não ter concorrente na disputa à presidência da Amagis-DF, Fábio Esteves refuta a ideia de que há falta de engajamento dos magistrados na associação. “Este ano, o que fez ser chapa única certamente foi o entendimento dos associados de que o trabalho da Amagis está indo no caminho certo”, acredita
Cézar Feitoza – Especial para o Correio
CB