Na última terça-feira, 11, o Sebrae/MS e a Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul lançaram para toda a sociedade o Plano de Desenvolvimento Econômico para os setores de Comércio e Serviços do município. O evento aconteceu no Centro de Convivência da Melhor Idade e contou com a presença de mais de 100 pessoas.
A ação é resultado dos trabalhos do programa Cidade Empreendedora, que definiu o eixo como prioritário e começou a elaborar o planejamento por meio de oficinas com a colaboração de gestores públicos, empreendedores e outras instituições representativas, além da população em geral.
O documento consolida as tendências apontadas durante todo o processo com o objetivo de fortalecer os potenciais da região, definindo ações para os setores nos âmbitos Econômico, Social e Ambiental, como: atrair investimentos; criar distrito industrial para processamento de matéria prima; capacitar mão de obra para Rede Hoteleira e Comércio; incentivar projetos socioeconômicos com certificação para cadeia produtiva; transformar áreas verdes em parques; construir ciclovias e incentivar o uso de bicicletas; conscientização ambiental nas comunidades; captar recursos para subsidiar a instalação de energia solar; entre outras.
No painel “Chapadão do Sul: O Desenvolvimento Feito por Todos”, esteve presente o prefeito de Sorriso/MT, Ari Lafin, que fez um comparativo entre Chapadão do Sul e Sorriso e relatou sobre os desafios que as duas cidades têm em relação a novas fontes de economia, além do Agronegócio.
No painel, também esteve presente o prefeito de Campo Verde/MT, Fábio Schroeter, que explicou ao presentes o Programa Licita Campo Verde, que tem como objetivo fazer com as empresas locais vendam para o Executivo Municipal, fazendo o dinheiro girar na cidade.
Além deles, estava presente também o superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, que parabenizou Chapadão do Sul por estar empenhada nas questões do Cidade Empreendedora, ressaltando a boa união entre Executivo, Legislativo e população.
Representando o Executivo Municipal no painel esteve presente o secretário da SEDEMA, Felipe Batista, que ressaltou a importância do Cidade Empreendedora e do Plano de Desenvolvimento Econômico para Chapadão do Sul. “A inovação do evento foi muito boa. Quem participou pode absorver todo o conhecimento repassado pelos prefeitos e pelo Sebrae, e isso colabora para o desenvolvimento de Chapadão do Sul”, finaliza.
Antes do painel, utilizaram a palavra o vice-prefeito de Chapadão do Sul, João Buzoli, e o agente de desenvolvimento Junior Teixeira.
Confira o vídeo clicando aqui e a galeria de fotos clicando aqui.
*Assecom PMCS