No início deste mês de novembro, Chapadão do Sul recebeu a visita da consultora em gestão de resíduos da Tetra Pak, Eclair Silva. Ela foi recebida pela equipe de administração da Central de Tratamento de Resíduos (CTR), composta por Clederson Marchi (técnico em meio ambiente) e Priscila Quevedo (Eng. Sanit. Amb.), da Sedema.
A consultora veio de Campo Grande para conhecer a Central de Resíduos de Chapadão do Sul, onde é feita a triagem, prensagem e armazenamento dos recicláveis coletados, especialmente às quartas-feiras, dia em que ocorre a coleta seletiva. Segundo a Engenheira Priscila Quevedo, a consultora conhecia apenas o antigo aterro municipal, onde funcionava a UPL (unidade de processamento de lixo).
Um dos assuntos tratados na reunião foi a dificuldade de comercialização do Tetra Pak, tendo em vista que no último leilão este material não foi arrematado por nenhuma empresa.
O Tetra Pak é um dos materiais recicláveis que a Prefeitura de Chapadão separa e comercializa, assim como diversos outros: papelão, plástico, vidro, metal, alumínio, PET, Polietileno de Alta Densidade colorido e branco, plástico cristal, colorido e preto, saco big bag de ráfia.
Priscila ressaltou ainda que Chapadão do Sul tem motivos para se orgulhar, pois diferentemente da maioria dos municípios brasileiros, não possui mais os conhecidos “lixão”. O antigo local foi desativado e a Prefeitura está providenciando um Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas.
A equipe da CTR também compartilhou com a consultora alguns projetos e planos para 2019 e deve contar com o apoio da Tetra Pak na realização.
*Assecom PMCS