Com a presença do ator global e DJ, Projeto Primavera 2018 realiza sonho de 37 debutantes de Costa Rica
Para 37 adolescentes costarriquenses, o dia 1º de novembro de 2018 entrou para aquelas datas inesquecível de uma vida inteira. “Uma festa linda em todos os sentidos: é assim que podemos definir a noite do Baile das Debutantes de Costa Rica 2018. Um momento único, de pura emoção foi proporcionado às jovens, seus familiares e convidados”, enfatizou o prefeito Waldeli dos Santos Rosa ao prestigiar a festa que foi realizada no Espaço Golden.
Ornamentação, buffet especial, uma equipe de cerimonial que recebeu os amigos e familiares das debutantes, música com o DJ costarriquense Rodrigo Knorst e a presença do príncipe encantado, ninguém menos que o ator global Brenno Leone, tudo foi organizado e pensado com muito carinho. “O mais importante dessa festa foi o momento impar que vai ficar registrado para sempre na vida dessas meninas. Nada mais justo do que essa festa para marcar os 15 anos dessas garotas”, destacou a secretária Municipal de Assistência Social e primeira-dama do município Áurea Maria Frezarin Rosa.
“Um sonho em comum de 37 garotas que jamais imaginavam que teriam um baile com tanto capricho. Com 15 anos de idade, as estudantes puderam desfrutar da festa de debutantes como rege a tradição. 15 anos é uma idade que marca, pois a maioria das meninas sonha com um baile de debutante. E como elas não tiveram essa oportunidade, nós proporcionamos esse momento mágico à nossas adolescentes”, afirmou Waldeli.
Durante sua participação no baile, o prefeito demonstrou entusiasmo com a bela festa realizada. “O Projeto Primavera mais uma vez fez história, não só para o Governo Municipal, mas também na vida dessas meninas. Uma grande festa! Parabéns a primeira-dama Áurea e a todos os colaboradores, em especial a equipe da Assistência Social pelo brilhante evento”, declarou Waldeli ao destacar a importância do evento na vida das jovens. “Nosso objetivo é levantar a autoestima dessas adolescentes, mostrar que elas são capazes de realizar um sonho. Esperamos que essa conquista represente novos ideais para elas e suas famílias”.
Para a primeira-dama a família é à base da sociedade. O baile de debutantes faz parte da tradição e é um sonho não só para as meninas, mas também para muitos pais, que nem sempre têm condições de pagar por uma festa. “Trabalhamos para fazer uma festa de primeira qualidade e mostrar que não existe distinção social. Essas meninas merecem”, garantiu a primeira-dama Áurea. Durante o principal momento do baile as debutantes dançaram a tradicional valsa com seus pais, convidados, e com o príncipe Brenno Leone.
Projeto Primavera
O projeto é uma realização do Governo de Costa Rica por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e tem o objetivo de fortalecer os vínculos familiares e promover a formação social, além de desenvolver a autoestima das 37 adolescentes nascidas em 2003.
No mês de julho de 2018 teve início todo o trabalho de preparação, com oficinas socioeducativas, palestras de prevenção ao uso de drogas e sobre os direitos e deveres dos pais e adolescentes que foram ministradas por profissionais voluntários de diversas áreas, entre elas a advogada Elizandra Frezarin Rosa Matsumoto; a nutricionista Etiene Pavan; a professora Nelize Vargas; o delegado de Polícia Civil de Costa Rica, Alexandro Mendes de Araújo, o padre Wilkinson Mendes e a terapeuta ocupacional Juliana Oliveira.
Debutante
Embora pareça algo ligado à tradições do passado, ainda existem muitas adolescentes que escolhem comemorar os 15 anos com uma festa no estilo princesa. “Foi uma noite com tudo que tem direito de uma grande festa: decoração, bolo, convidados especiais e valsa das aniversariantes. Maquiadas e de salto, as jovens estavam trajando belos vestidos”, contou a assistente Social Luana Oliveira.
A origem vem da palavra francesa début significa estreia, início. Esta é a condição que indica que as jovens começam uma nova fase na sua vida. A tradição das festas foi iniciada na Europa e tornou-se popular no Brasil na década de 50. Depois, teve uma queda nos anos 80 e de 2000 em diante voltou com força total, reavivando as tradições de vestidos elaborados e a valsa. As famílias nobres realizavam um grande baile para a sociedade da época, tendo como objetivo principal mostrar que sua filha estava se tornando uma mulher.
ASSECOM/PMCR