Considerada uma das melhores Redes Municipais de Educação no Estado, escolas públicas de Costa Rica oferecem aulas gratuitas de natação

Prédio novo, bem cuidado, bibliotecas, laboratórios de informática equipados e alunos uniformizados. No currículo obrigatório, aulas que incentivam a criatividade, a prática de exercícios físicos e o raciocínio lógico. Aulas de inglês, espanhol, educação financeira e natação. Quem entra pela primeira vez nas Escolas da REME – Rede Municipal de Educação – de Costa Rica/MS não imagina se tratar de um colégio público. Mas as instituições são prova de que os investimentos em infraestrutura e aulas extras podem render bons frutos.

“Com essas atividades, os estudantes apresentaram maior desenvolvimento no aprendizado e há maior interação social. Contamos com alunos empenhados, uma boa estrutura, profissionais dedicados e com a participação da comunidade”, enfatiza a secretária Municipal de Educação professora Mestre Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral ao destacar porque as escolas da REME de Costa Rica são referência no Estado de Mato Grosso do Sul.

Sol, calor e crianças na piscina para as aulas de natação. Este é o atual cenário das Escolas Municipais Francisco Martins Carrijo e Joaquim Faustino Rosa onde as piscinas já recebem os alunos desde o mês de outubro para as aulas dessa mais nova modalidade esportiva oferecida na REME. “Quero agradecer a equipe de educação de nosso município pelo empenho para que este sonho se concretizasse, agora nossa meta é iniciar as obras nas outras duas escolas para que 100% de nossos alunos passem a ter aulas de natação”, enfatizou o prefeito Waldeli dos Santos Rosa.

“A natação ajuda a aumentar a concentração e melhorar a capacidade respiratória. As crianças adoram nadar, principalmente, nos meses de maior calor. Elas fazem maravilhas dentro da piscina. Também estimula a autoconfiança e a determinação”, frisou Waldeli ao destacar os benefícios para os alunos.

As aulas de natação fazem parte da grade de atividades extracurriculares do Programa Buscando Novos Sonhos onde os alunos do projeto “Escola em Tempo Integral” têm de segunda à sexta-feira, seja nas escolas, sejam em outros locais, aulas extras. “As aulas são de 50 minutos e além de divertidas, melhoram autoestima e confiança dos estudantes. As crianças apresentaram mais coordenação motora e o comportamento deles mudou também. Eles se entrosam mais”, disse a Profª Me. Manuelina Martins ao concluir que “para cada ano, as atividades são diferentes”.

Durante esse ano de 2018, os professores de educação física da REME receberam treinados para ministrarem as aulas de natação que são oferecidas uma vez por semana para cada turma. “Foi um grande desafio. Hoje contamos com duas escolas municipais que já oferecem as aulas gratuitas de natação”, comemora a assessora em Educação professora Dulcineia Rosa.

Ainda conforme Dulcineia Rosa, as piscinas das escolas Municipais Professor Adenocre Alexandre de Morais e a do Vale do Amanhecer já estão licitadas. “Essas outras duas piscinas já estão com a ordem de serviço assina e neste mês de novembro começa as obras”, informou a educadora ao complementar “outra conquista é que todas as quatro piscinas vão receber aquecedores e cobertura”.

Assecom