Levantamento feito pelo ministério da Saúde mostra que pelo menos 32,2 mil adolescentes de 9 a 11 anos tomaram a primeira dose da vacina contra HPV no Mato Grosso do Sul. Conforme o órgão, o quantitativo representa 50,2% do público-alvo formado por 64,1 mil adolescentes nessa faixa etária no Estado.
De acordo com o ministério, em 2014, 121,2% do público estimado foi vacinado com a primeira dose, atingindo 77,1 mil meninas de 11 a 13 anos, em Mato Grosso do Sul. Porém, apenas 37,8 mil destas pacientes procuraram uma unidade de saúde para tomar a segunda dose, o que representa 59% do público.
Na última quinta-feira (10), o ministro da Saúde, Arthur Chioro, ressaltou a importância da vacina na prevenção contra o câncer do colo do útero. Segundo ele, apesar do grande sucesso obtido na cobertura vacinal em 2014, neste ano os números ficaram abaixo do esperado. “O ministério da Saúde convoca os pais, responsáveis, gestores locais, professores e toda a sociedade para divulgar a informação de que a vacina é segura e eficaz. O Brasil tem possibilidade de escrever uma nova história na geração futura das mulheres livres do câncer do colo do útero”, disse.
Em função do baixo índice, o ministério da Saúde está promovendo mobilização nacional para incentivar pais e responsáveis a levarem as meninas de 9 a 11 anos para tomar a segunda dose da vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV).
Segundo o ministério, no Brasil, até agosto, 2,5 milhões de meninas nessa faixa etária foram vacinadas contra HPV, representando 50,9% do público-alvo, formado por 4,9 milhões de adolescentes.
Divulgação