Jesus é o amigo de todas as horas. Aquele que jamais se esquece de quem resolve trilhar o caminho da vida e da verdade para Deus. Ele é aquele que veio trazer a mensagem da Boa Nova, de que o mundo é oportunidade na escola de aprendizagem e do refazimento. Aprender novos conhecimentos, polir os sentimentos, maximizar o amor e a construção de obras que dignificam e enobrecem a humanidade. Mais do que lições teóricas sem frutos, a vivência com sabedoria e amor. O que seria do mundo sem o exemplo de Jesus? A abordagem crística permite este outro olhar sobre os problemas, os inimigos, as mazelas da vida. É transformar os obstáculos e empecilhos em lições de luz, que engrandecem àqueles que resolvem se alinhar com a caridade e o altruísmo.
Ser uma pessoa naturalmente do bem é vibrar para a luz, interna e externa, que ilumina e inspira os demais. Não seriam estas as riquezas prometidas por Jesus Cristo? De ser bem-quisto por todos, em especial pela própria consciência. Mais do que o brilho fugaz das moedas e dos tesouros transitórios, a abertura de oportunidades para as estrelas e para a vida eterna. De brilhar com a própria luz, mas sem ferir os olhos alheios. É essencial ajudar, mas com cuidado de não desestimular os demais.
O caminho do progresso é para todos, ainda que nem sempre as pessoas se empenhem nas trilhas do bem. São irmãos em ignorância que um dia despertarão para a incrível fortuna de seguir e exemplificar Jesus. Olhemos, portanto, a todos com amor como Jesus Cristo fez um dia por nós.
Paulo Hayashi Jr. – Doutor em Administração. Professor e pesquisador da Unicamp.