Os alunos da Escola Estadual Augusto Krug Netto de Chapadãdo Sul participaram do Projeto Água, que contou com o envolvimento de toda a comunidade escolar, promovido pela coordenação pedagógica e direção da escola. A proposta do desenvolvimento do projeto refere-se a data 22 de março – Dia Mundial da Água, que visa conscientizar os estudantes sobre a importância da preservação da água e suas múltiplas formas de uso.
O envolvimento dos alunos neste projeto, se deu pela elaboração de atividades práticas voltadas ao assunto. O diretor Jean Carlos Fajardo ressalta que “é o papel da escola trabalhar a conscientização dos alunos nos diversos temas, e, em relação ao Projeto Água, este é de extrema importância, pois a água é um bem extremamente precioso e vital para o ser humano” disse, ainda recorda dos comentários dos alunos que enfatizaram que a importância da água é algo que é esquecido pelas pessoas no dia a dia, só lembram quando há falta ou em dias específicos como no dia de hoje.
A professora Vancleia Vilela, na disciplina de Ciência, orientou os estudantes do 5º Ano com a confecção da maquete “O ciclo hidrológico da água”. A contextualização do conteúdo, aplicação e finalização da atividade durou em torno de duas semanas e teve a participação de toda a turma.
A professora Valdinéia Rodrigues, na disciplina de Arte, desenvolveu com os alunos do 9º Ano a confecção de vários Poemóbiles, onde foram divididos em grupo para a realização do trabalho. Com as turmas do 8º Ano, a atividade desenvolvida foi a Arte Cinética – Móbiles, com a turma do 7º Ano a atividade abordada foi a Arte e Linguagem – tirinhas, com a turma do 6º Ano foi realizada a Arte Muralista dividindo os alunos em três grupos para a criação da arte, já com as turmas do 5º Ano a atividade se deu pela realização de desenhos. A contextualização, pesquisa e prática do conteúdo durou uma semana em todas as turmas.
A professora Jackeline Silva, na disciplina de Eletiva de Ciências Humanas e Sociais, aplicou o projeto com as turmas do 8º Ano, com a apresentação da música “A história da Água” do Coral Palavra Cantada.
Já o professor Paulo Otávio Freitas, da disciplina de Matemática, trabalhou com as turmas do 8ºAno, dados estatísticos, dividindo a turma em grupo, com a abordagem dos temas: A água na indústria; Água nos residenciais; A água no agronegócio. Já na turma do 9º Ano, a atividade se deu por Jogos e Experiências, por exemplo, trilha, desafios entre outros. A contextualização, pesquisa e prática do conteúdo durou duas semanas em ambas as turmas.
As professoras Adriane de Lima, Marcilene de Oliveira e Daniela Cunha, das disciplinas de Unidade Curricular de Biologia, Unidade Curricular de Química e na disciplina de Literatura, respectivamente, trabalharam em conjunto com a turma do 2º Ano do Ensino Médio, com a ação de Flash Mob por meio da dramatização, ou seja, com apresentação repentina nas salas de aula, a turma foi dividida em sete grupos, abordando o desperdício de água. Já com as turmas do 1º Ano do Ensino Médio, o projeto foi abordado com confecções de cartazes trazendo informações e reflexões sobre mitos e verdades sobre o uso da água, com a professora Adriane na disciplina Unidade Curricular, com o tema “A Água que você não vê”.
Já a professora Milena Rulli, na disciplina de Matemática, com as turmas do 1º Ano do Ensino Médio, trabalhou a economia da água, por meio de pesquisa e registro, com análise de gráficos. Com as turmas do 3ºAno do Ensino Médio, o conteúdo foi direcionado para o consumo de higiene pessoal e higiene doméstica e com as turmas do 8º Ano do Ensino Fundamental, o conteúdo abordou cálculo para descobrir a quantidade de água e da gelatina para servir 200 copos descartáveis com gelatinas, desta forma, abordou cálculo, volume, quantidade e capacidade para a conclusão da atividade.