spot_img
InícioChapadão do SulGestão do Prefeito Walter Schlatter e da Secretaria...

Gestão do Prefeito Walter Schlatter e da Secretaria Adriana Tobal ,Impulsiona Saúde em Chapadão do Sul

A gestão da saúde em Chapadão do Sul, sob a liderança da secretária Adriana Tobal e do prefeito Walter Schlatter, tem apresentado uma série de avanços significativos, impactando diretamente a qualidade do atendimento à população. Diversas frentes de trabalho mostram progresso, desde a infraestrutura até a realização de procedimentos complexos.

Um dos marcos é a decisão de não dar seguimento a uma licitação da gestão anterior para aquisição de equipamentos de imagem. A justificativa técnica apontou a origem chinesa dos aparelhos e a incerteza quanto à disponibilidade de peças para reposição pós-venda, mesmo com a licitação já aprovada anteriormente.

Em contrapartida, um novo Centro de Imagem e Diagnóstico está projetado para ser anexado ao Hospital Municipal. Para este projeto, já foram conquistados R$ 3 milhões em emendas parlamentares. A estrutura contará com equipamentos essenciais como ressonância magnética, tomografia, mamografia, além de aparelhos para endoscopia e colonoscopia, centralizando diagnósticos importantes.

A fila de espera por ressonância magnética, possui uma evolução  histórico, já apresenta mais de 70% de execução. Este avanço foi possível graças a um investimento superior a R$ 900 mil proveniente da Secretaria Estadual de Saúde (SES) que foi conquistado pela Secretaria Adriana Tobal .

Na área de infraestrutura, a unidade de saúde do bairro Esplanada encontra-se em fase final de conclusão, com previsão de inauguração nos próximos meses. Outra novidade é a construção da unidade de saúde “Liiv”, uma estrutura dupla que abrigará duas equipes de saúde da família para atender a demanda do centro da cidade e da zona rural. Em relação à implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), esclarece-se que o município não atende ao critério populacional mínimo exigido pelo Ministério da Saúde para habilitação deste tipo de serviço, sendo assim o ministério de saúde por meio do SUS não autoriza a implantação de um segundo serviço 24h de pronto atendimento no município .

O setor cirúrgico também demonstra expansão. Sob a atual gestão da Secretaria de Saúde, foram realizadas 16 cirurgias de joelho e 16 de ombro. Destaca-se a realização de uma cirurgia de quadril em um paciente que aguardava desde 2021 e se encontrava acamado. No total, houve um aumento de mais de 60 procedimentos cirúrgicos realizados dentro do hospital, resultado de pactuações entre os governos estadual e municipal.

Foram realizadas, até o momento na gestão de Adriana Tobal, 16 cirurgias de joelho. Destaca-se também a cirurgia de quadril em um paciente que aguardava desde 2021 e estava até acamado; este procedimento já foi executado. Além disso, 16 cirurgias de ombro já foram concluídas. Houve um aumento de mais de 60 cirurgias realizadas dentro do hospital, viabilizado por pactuação entre os governos estadual e municipal.

Na oftalmologia, 40 cirurgias foram efetuadas e cerca de 900 consultas realizadas, o que praticamente zerou a fila de espera nesta especialidade. A expectativa é ampliar ainda mais esse atendimento, com a previsão de realizar 100 cirurgias oftalmológicas por mês a partir de maio, fruto de uma nova pactuação com a SES.

Pacientes que aguardavam por neurocirurgia desde 2021 também foram beneficiados. Dos 103 que estavam na fila, 73 já tiveram seus procedimentos realizados, contando com o apoio e pactuação do Estado. Além disso, o município passou a realizar cirurgias vasculares e otorrinolaringológicas.

Outro avanço importante é o acordo firmado com o Estado para a implantação do serviço de hemodiálise peritoneal, oferecendo uma alternativa de tratamento mais próxima para pacientes renais crônicos do município.

Para reforçar o atendimento, mais de quatro novos médicos estão em processo de mudança para Chapadão do Sul. A frota de veículos também será renovada com a chegada de novas ambulâncias prevista para o próximo mês. Atualmente, o Pronto Atendimento Municipal opera com três médicos em sua equipe.

Visando o futuro e a sustentabilidade dos serviços, o Hospital Municipal está passando por assessoria jurídica para sua transformação em associação ou fundação. A mudança tem como objetivo facilitar a captação de convênios, aumentar a capacidade de atendimento e ampliar os serviços oferecidos, com novidades esperadas em breve.

Outro grande destaque na gestão da saúde municipal é a renovação na direção do Hospital Municipal. A unidade está agora sob o comando de Mariana Rodrigues, uma profissional enfermeira reconhecida na cidade pelo seu carinho e pelo respeito que conquistou entre os colegas.

Observa-se que o espírito de equipe, a liderança e, acima de tudo, a parceria voltaram a percorrer os corredores da instituição. Mariana Rodrigues demonstra não medir esforços para aprimorar os serviços dentro da unidade hospitalar. Em situações de alta demanda, como superlotação e emergências, a diretora adota uma postura prática: substitui seu uniforme social pelo uniforme azul marinho de enfermeira e atua diretamente ao lado de sua equipe, uma demonstração clara de liderança pelo exemplo e dedicação ao trabalho assistencial.

Essa mesma dinâmica se reflete na coordenação de enfermagem, atualmente liderada pela enfermeira Leilianny Leal Machado. Com especialização em Terapia Intensiva e Urgência e Emergência, e tendo atuado como coordenadora da UTI Covid em Chapadão do Sul, Leilianny vem alcançando resultados considerados exemplares no hospital. Sua abordagem, marcada pelo carisma e alegria, contribui para um ambiente profissional mais acolhedor.

A direção técnica médica do hospital está a cargo do Dr. Erik Orlando, um profissional com mais de 12 anos de atuação na rede pública de saúde de Chapadão do Sul. Dr. Erik evidencia grande força de vontade e dedicação ao serviço. Mesmo diante da alta demanda de atendimentos de emergência e ambulatoriais, o médico faz questão de estar presente em todas as situações. Além disso, demonstra conhecimento aprofundado das demandas da população e busca ativamente por soluções, o que representa um forte espírito de renovação para a equipe médica da unidade.

A condução destes projetos está a cargo da secretária Adriana Tobal profissional com 40 anos de experiência dedicados exclusivamente à saúde pública, incluindo passagem pela Secretaria de Estado da Saúde. Sua expertise é apontada como um fator chave na busca por prosperidade e avanços contínuos para o setor no município.

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img