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Veja como descobrir e excluir descontos indevidos na aposentadoria

Descontos nas aposentadorias e pensões que deixaram bilionários os alvos de operação da PF (Polícia Federal) deflagrada ontem (23) em Mato Grosso do Sul e outros estados, ainda podem estar sendo feitos por associações e sindicatos.

Segundo a investigação, os descontos ocorreram entre 2019 e 2024 por meio de mensalidades cobradas em cima dos benefícios, sem que os aposentados e pensionistas autorizassem ou mesmo soubessem.

É possível descobrir em alguns minutos se há descontos nos benefícios acessando o extrato no site ou aplicativo do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). É lá que aparecem todas as movimentações e descontos, inclusive de empréstimos consignados. Veja como:

  • Acesse o site meu.inss.gov.br ou baixe o aplicativo aqui para Android ou aqui para IOS
    Use o CPF e senha do Gov.br para fazer login
  • Clique em “Extrato de Benefício” ou em “Consultar Benefícios”, depois em “Extrato de Pagamento”
  • Em seguida, clique sobre o número do benefício
  • O extrato será exibido e você poderá verificar descontos de mensalidades associativas.

O site ou aplicativo também permitem excluir o vínculo e impedir novos descontos. Veja como:

  • Acesse o site meu.inss.gov.br ou baixe o aplicativo aqui para Android ou aqui para IOS
    Use o CPF e senha do Gov.br para fazer login
  • Vá em “Atualização de Benefício”, depois em “Mensalidade Associativa”, em seguida em “Excluir Mensalidade de Associação ou Sindicato no Benefício”
  • Outro caminho é “Novo Pedido” e, após, “Excluir Mensalidade de Associação ou Sindicato no Benefício”
  • Atualize seus dados e siga as instruções para fazer o cancelamento.

Devolução – É possível também pedir o estorno ou ressarcimento dos valores descontados indevidamente.

Para isso, identifique a associação no extrato da aposentadoria e pensão e entre em contato com ela para registrar uma reclamação e solicitar o estorno.

Envie um e-mail para [email protected] e informe o desconto indevido.

Por último, entre em contato com a Ouvidoria do INSS para protocolar pedido de ressarcimento ou vá até uma agência.

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