spot_img
InícioPolíciaPiloto morto em queda de avião fazia reconhecimento da...

Piloto morto em queda de avião fazia reconhecimento da área para aplicar defensivos em fazenda

O piloto Lucas Gomes Basílio Becker, que morreu enquanto pilotava um avião agrícola em uma fazenda de Iguatemi (MS), fazia reconhecimento da área antes de aplicar defensivos agrícolas na plantação. Ele morreu nessa quinta-feira (30), após a aeronave cair durante aterrissagem.

Equipes do Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado) foram ao local com o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), para apurar as circunstâncias do acidente.

Segundo explicou a delegada Ana Claudia Medina, Lucas decolou de Caarapó – onde fica uma das unidades da cooperativa agroindustrial responsável pelo avião – e foi para a área de pouso.

Lá, o piloto começou a reconhecer a área, fez uma passagem baixa para averiguar se não havia animal na pista, quando houve a queda.

Fazia reconhecimento da área

Assim, durante o reconhecimento da área, uma equipe já aguardava pelo piloto para carregar a aeronave. “Os técnicos estavam aguardando ele lá, pois ele ia carregar a aeronave ainda com agrotóxico para poder fazer a aplicação”, explicou a delegada.

Porém, após a passagem baixa, o avião caiu às margens de uma estrada. Ainda de acordo com a delegada, a aeronave caiu a cerca de 200 metros da cabeceira da pista. “Ele estava fazendo uma manobra já para o pouso e nessa manobra acabou tendo o sinistro”, detalhou Medina.

E no início da tarde desta sexta-feira (31), a aeronave já havia sido liberada pelas equipes para que a cooperativa dê início aos trabalhos de remoção dos destroços.

“Hoje fizemos o estudo do local em si, da aeronave, das condições, da performance de voo adotada, das condições que foram empregadas nesse voo que acabou em sinistro e óbito do piloto. É uma causa bastante complexa e agora a gente faz um estudo do cenário, novas diligências vão ser feitas. Estiveram presentes, além da nossa equipe do Dracco, a equipe do Cenipa para os levantamentos e também fizeram presentes uma equipe da Embraer de São José dos Campos, que é a fabricante da aeronave, contribuindo ali para todas as instituições envolvidas para esse tipo de atendimento de ocorrência”, finalizou a delegada do Dracco.

Acidente com avião agrícola

Em nota enviada ao Jornal Midiamax, a cooperativa agroindustrial informou que a aeronave era do modelo Embraer 201A Ipanema/PT-UCW. O acidente que vitimou Lucas ocorreu no momento em que o avião aterrissava em uma pista particular de Iguatemi, segundo a empresa.

Por fim, a cooperativa disse que está aguardando novas informações da perícia e da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), bem como está prestando assistência à família do piloto. O corpo de Lucas foi liberado para o IML (Instituto Médico Legal) ainda na quinta-feira (30).

Consulta feita pela reportagem do Jornal Midiamax no RAB (Registro Aeronautico Brasileiro) da Anac mostra que o avião estava regular.

Confira a nota na íntegra:

A C.Vale informa que, na data de hoje, 30 de janeiro de 2025, houve um acidente aéreo que vitimou o piloto agrícola Lucas Gomes Basílio Becker. O acidente aconteceu durante a aterrissagem da aeronave modelo Embraer 201A Ipanema /PT-UCW, em uma pista particular no município de Iguatemi (MS). As autoridades de resgate estão no local e a cooperativa aguarda novas informações da perícia e da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). A C.Vale está à disposição das autoridades competentes e prestando assistência aos familiares da vítima”.

‘Quando um sai da rota, todos sentem’: Amigos da aviação lamentam morte de piloto

Quando um sai da rota, todos sentem: esse é o sentimento de milhares de profissionais da aviação espalhados pelo Brasil ao se depararem com a notícia da morte do piloto curitibano Lucas Gomes Basílio Becker nessa quinta-feira (30).

Horas depois do acidente, uma página de aviação agrícola publicou uma homenagem ao piloto. Segundo o texto, Lucas era de um caráter admirável, dedicado e inspirador, além de ser apaixonado pela aviação.

“Hoje, a aviação perde um de seus grandes nomes, o Comandante Lucas Becker. Sua partida deixa um vazio imenso no coração de todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo, seja no céu ou em terra. Lucas não era apenas um profissional exemplar, mas também uma pessoa de caráter admirável, dedicado e inspirador. Sua paixão pela aviação e seu compromisso com a segurança e excelência sempre foram evidentes em cada voo que comandou”, diz a publicação.

O Comandante Lucas, como diz a página de aviação, tinha 35 anos e deixou um legado a todos os profissionais. “Neste momento de dor e despedida, nossos pensamentos e orações estão com seus familiares e amigos. Que encontrem conforto nas boas lembranças e no legado que Lucas deixa para todos nós”.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img