Na última segunda-feira (27), o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Costa Rica-MS, vereador Artur Delgado Baird (PP), deu início ao ano legislativo de 2025.
Em seu discurso de abertura, Baird destacou o compromisso de atuar de forma conjunta. “Passamos por arbitrariedades, perseguições e calúnias, mas, como em tudo que faço, coloco Deus em primeiro lugar. O povo de Costa Rica nos honrou com a reeleição, e eu fui eleito presidente. Lembro-me agora de tudo que passamos. Agradeço à nossa cidade e aos colegas pela confiança na eleição da Mesa Diretora, uma eleição unânime. Esta Mesa está à disposição de todos os vereadores para promover a unidade e o uso adequado das prerrogativas. Trabalhemos juntos com unidade. Agradeço a presença do prefeito e reafirmo nosso compromisso de entregar um trabalho de excelência para a população de forma harmônica, lembrando que harmonia não é submissão, mas sim o papel de legislar”.
Antes da pandemia, a Câmara de Costa Rica adotava a tradição de convidar o prefeito para participar da 1ª sessão legislativa de cada ano, a convite, o Cleverson Alves dos Santos esteve presente e fez um pronunciamento sobre as prioridades do Executivo.
Em seu discurso, ele agradeceu o convite e ressaltou a importância da harmonia entre os poderes Executivo e Legislativo. O prefeito destacou que todos os projetos encaminhados à Câmara terão como finalidade beneficiar a população de Costa Rica. Ele pediu aos vereadores que acompanhem de perto as ações do Executivo, ajudando a garantir uma gestão mais eficiente e transparente. “Queremos continuar avançando nas nossas políticas públicas, na área social, e proporcionar oportunidades para que as pessoas possam empreender e alcançar a dignidade de produzir o seu próprio sustento”, afirmou.
Cleverson também enfatizou a importância da educação destacando que Costa Rica foi ouro na educação. Ele anunciou que em breve estarão em Brasília para receber uma honraria das mãos do Presidente da República e do Ministro da Educação, pela evolução na Educação. “Somos o 5º no Estado, e nossa meta é sermos o primeiro colocado no Ideb em todo o Estado de Mato Grosso do Sul, com uma educação de verdade, sem maquiar dados”, disse.
Além disso, o prefeito falou sobre a valorização dos servidores públicos e a continuidade do suporte às estradas rurais, mencionando a recuperação de mais de 2000 km de estradas e a substituição de pontes de madeira por tubulações. Ele também destacou a importância do turismo, com projetos em andamento para melhorar a acessibilidade e atrair mais visitantes, com a ativação da tirolesa e a revitalização de parques municipais.
Durante a sessão Foi realizada a posse dos novos vereadores, professora Evair Gomes Nogueira, Evaldo Paulino Garcia, marcando o início de uma nova legislatura.
Também foram apresentadas nove indicações, uma moção de aplausos, e aprovados projetos que definem as Comissões Permanentes da Câmara, o projeto de Lei Nº 1.562, de 2025 que dispõe sobre o pagamento de auxílio-alimentação aos servidores comissionados do Poder Executivo, e propostas três moções de pesar.
Cassiane Mews – Assessora de Imprensa