A Prefeitura de Cassilândia, em parceria com a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Obras, está promovendo um mutirão de combate à dengue, que acontecerá no próximo sábado, dia 18 de janeiro, nas comunidades da Vila Izanópolis e nas Moreninhas. O objetivo da ação é intensificar a prevenção e eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
O prefeito municipal, Rodrigo de Freitas, acompanhado pelos Secretários, o Procurador-Geral do Município e a chefe de gabinete, se reuniu na última sexta-feira (10) para alinhar os detalhes da operação. Durante o encontro, ficou claro que a participação da população será crucial para o sucesso do mutirão. O apelo é para que os moradores verifiquem seus quintais e eliminem qualquer foco de água parada, local onde o mosquito se reproduz.
“Quem mora na Vila Izanópolis e nas Moreninhas, a partir de hoje, pode colocar o lixo do fundo de quintal na rua, que a partir de segunda-feira a Secretaria de Obras irá passar recolhendo”, destacou o prefeito Rodrigo de Freitas.
O mutirão acontecerá das 6h às 12h (MS), com a presença de servidores municipais das áreas de Saúde e Obras, além de voluntários de outras Secretarias dispostos a colaborar.
Além das ações de campo, serão realizadas atividades educativas para alertar a população sobre a importância de manter os ambientes livres de água acumulada, como em pneus, caixas d’água, recipientes e climatizadores de ar. O secretário de Saúde, Lucas, reforçou a necessidade de atenção especial a esses locais, onde comumente são encontrados focos do mosquito.
Atualmente, o município registra 29 casos notificados de dengue, com um caso confirmado. A Prefeitura informou que, ao identificar focos de criadouros, os agentes de endemias poderão notificar os responsáveis e, se necessário, aplicar multas.
O prefeito também pediu o apoio das igrejas e instituições filantrópicas para mobilizar voluntários e ajudar no combate à doença. A conscientização da população é fundamental, uma vez que a dengue é uma doença grave e exige ações preventivas.
A campanha de combate à dengue tem o lema: “Dengue não combate, se previne!”, reforçando a importância de todos estarem engajados no controle da epidemia em Cassilândia.