Um idoso, de 67 anos, morreu na noite dessa segunda-feira (9), no bairro Jardim Centenário, em Campo Grande, após se engasgar com um pedaço de carne. De acordo com o boletim de ocorrência, o idoso foi encontrado caído ao chão por um amigo, com quem morava junto, que avisou a família do ocorrido.
Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), foi acionada pela filha e sobrinha da vítima.
Manobras de reanimação foram realizadas por cerca de 30 minutos, no entanto, o idoso não respondeu aos estímulos.
O caso foi registrado na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) Cepol como morte decorrente de fato atípico.
Engasgo: veja como fazer a manobra de Heimlich
Basicamente, o engasgo acontece quando a comida ou objetos vão para o lugar errado quando engolimos alguma coisa. Com isso, o nosso organismo tenta expulsar esse corpo que não seguiu o caminho certo da deglutição (da boca até o estômago).
Fazer essa manobra é importante porque ela ajuda a desobstruir a traqueia.
A manobra de Heimlich é uma espécie de abraço por trás, pouco acima da barriga, para tentar expulsar o alimento ou corpo estranho.
No caso de adultos, posicione-se por trás da pessoa e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente.
Uma das mãos deve permanecer fechada sobre a chamada “boca do estômago” ou região epigástrica (veja localização abaixo).
A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão.
O Ministério da Saúde orienta que devem ser feitos movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.