Câncer de mama e câncer do colo do útero têm prevenção, diagnóstico e tratamento disponíveis no SUS. Campanha começa a ser veiculada nesta terça-feira (8) em todo o país
Mulher: seu corpo, sua vida. Esse é o tema da campanha de conscientização do Ministério da Saúde em 2024, voltada à importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, no mês de alusão ao Outubro Rosa. Simbolizada por um autoabraço, que reforça o protagonismo feminino e valoriza o autocuidado, a campanha foi lançada no dia 1° de outubro, pelo Ministério da Saúde, com divulgação na TV, rádio, internet e em locais de grande circulação em todas as regiões do Brasil e em Paraíso das Águas em especial, a campanha é reforçada a partir desta terça-feira (8), com o apoio da Câmara Municipal de Vereadores.
O presidente do Legislativo Municipal de Paraíso das Águas, Edson Prechlak de Lima (PSDB), destacou a importância da mobilização em torno da saúde feminina: “Essa campanha coloca as mulheres em primeiro plano, respeitando suas individualidades e valorizando o ato de observar o próprio corpo. O Outubro Rosa vai além da cor, agregando a diversidade de tons de pele das mulheres brasileiras”, afirmou Prechlak, reforçando que a ação busca estimular uma conexão contínua das mulheres com a própria saúde, para que a prevenção e o diagnóstico precoce não fiquem restritos apenas ao mês de outubro.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum entre mulheres, depois do câncer de pele. Para 2024, foram estimados 73,6 mil novos casos no Brasil, com uma taxa de 66,54 casos por 100 mil mulheres. Embora raro antes dos 35 anos, a incidência aumenta progressivamente com a idade, especialmente após os 50. O Ministério da Saúde aponta que 17% dos casos podem ser evitados com hábitos saudáveis.
Já o câncer do colo do útero é o segundo mais comum entre as mulheres no mundo, sendo a principal causa de morte por câncer em muitos países. No Brasil, ocupa a terceira posição, com 17 mil novos casos anuais estimados no período de 2023-2025, o que equivale a uma taxa de 15,38 casos por 100 mil mulheres.
Para Prechlak, é essencial que as mulheres conheçam bem seus corpos e estejam atentas a qualquer sinal de anormalidade, buscando atendimento médico imediato. “Manter o acompanhamento da saúde em dia é a melhor maneira de prevenir o câncer e outras doenças”, ressaltou.
Prevenção, diagnóstico e tratamento
Hábitos como a prática regular de atividades físicas e a redução do consumo de álcool ajudam a diminuir o risco de câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor. No caso de suspeita, como um nódulo nas mamas, exames como mamografia, ultrassonografia e ressonância magnética podem ser solicitados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que oferece a prevenção, o diagnóstico e o tratamento da doença.
A prevenção do câncer de colo do útero está associada à diminuição do risco de contágio pelo Papilomavírus Humano (HPV), que é transmitido por contato sexual. O uso de preservativos, embora não elimine totalmente o risco, ajuda na proteção. A vacina contra o HPV, disponível gratuitamente no SUS, é a principal medida preventiva. Além disso, o exame de Papanicolau é essencial para detectar lesões precursoras do câncer de colo do útero.
Em Paraíso das Águas, a Câmara Municipal reforça seu apoio à campanha Outubro Rosa, promovendo ações de conscientização e disponibilizando informações à população, incentivando as mulheres a se cuidarem durante todo o ano