O último dia de setembro será de altas temperaturas e baixa umidade do ar em Mato Grosso do Sul. O calor deve passar dos 40°C em várias cidades do Estado nesta segunda-feira, quando às 9h, Corumbá e Sonora registravam 36°C.
Além disso, todo o Estado está em alerta para umidade do ar abaixo de 30%, neste último dia de setembro. O mês foi marcado por recordes de altas temperaturas em 2024. No dia 25, a cidade de Água Clara registrou temperatura máxima de 43,1°C, e bateu o recorde de temperatura mais alta do país no dia. Na mesma semana, Campo Grande registrou 39,8°C.
Outubro começa com onda de calor
Outubro, historicamente o mês mais quente do ano em Mato Grosso do Sul, nem começou e mostra que os próximos 31 dias não vão ser fáceis. O mês começa com dois alertas, para onda de calor e altas temperaturas no Estado.
O alerta para onda de calor do Inmet, vigora desta segunda-feira (30) até o dia 2 de outubro, com temperatura até 5°C acima da média por 2 ou 3 dias. Porém, o Clima Tempo fala em uma onda de calor que pode chegar a 8 dias de outubro.
Conforme o Clima Tempo, podemos ter novamente vários dias consecutivos com qualidade do ar comprometida, potencial ainda alto para queimadas no país e visibilidade prejudicada com céu mais esbranquiçado. A umidade do ar no decorrer desta semana pode ficar em alerta em várias capitais.