Água Clara, município na região leste de Mato Grosso do Sul, teve o dia mais quente do país, batendo a marca de 43,1 °C nesta quarta-feira (25) e como uma sensação térmica de 50ºC, segundo o monitoramento da Climatempo. Esta não é a primeira vez que a cidade bate um recorde de calor. No dia 5 de outubro de 2020, os termômetros marcaram 44,6 °C, a mais alta temperatura registrada no estado até então.
Conforme a Climatempo, outras 12 cidades também ultrapassaram os 40 °C: Três Lagoas, Corumbá, Rio Brilhante, Paranaíba, Nhumirim, Miranda, Maracaju, Jutí, Coxim, Cassilândia, Amambai e Aquidauana.
A umidade relativa do ar também foi extremamente baixa, com o estado registrando mínimas abaixo de 10%, como em Amambai, que marcou 8%.
Previsão para quinta-feira (25)
A previsão indica que Água Clara pode registrar a mínima de 22 °C e a máxima de 41 °C, além da umidade, que pode chegar a 21%.
Para Campo Grande, está prevista a máxima de 37 °C e a umidade em 31%. A mínima não deve cair dos 25 °C.
Corumbá está semelhante a capital sul-mato-grossense, podendo alcançar 37 °C e atingir a umidade de 36%.
Já em Três Lagoas, a temperatura pode chegar a 42 °C e ter a mínima de 24 °C. A umidade deve chegar a 16%.
Cuidados para ter durante o calor
- Beba muita água: a água é essencial para manter o funcionamento do organismo, e assim, prevenir a desidratação, que pode causar tonturas, dores de cabeça, fadiga ou até complicações mais sérias.
- Evite bebidas alcoólicas em excesso: consumir bebidas alcoólicas em excesso pode aumentar o risco de desidratação e insolação.
- Opte por uma alimentação leve: no calor, o corpo tende a gastar mais energia para regular a temperatura interna e a ingestão intensa de comida pode gerar uma sobrecarga no sistema digestivo. Além disso, comer alimentos leves e saudáveis pode contribuir para que o organismo permaneça nutrido e hidratado.
- Exposição solar sempre com proteção: expor ao sol sem proteção pode favorecer o envelhecimento precoce, além de aumentar o risco de câncer de pele. Outra importante razão para se cuidar na exposição ao sol é a prevenção de queimaduras, que geram desconforto a curto prazo e podem causar insolação.
- Mantenha os ambientes sempre ventilados: ambientes abafados e quentes podem gerar danos à saúde das pessoas, especialmente nos dias de maior calor.
- Evite usar roupas que esquentam: os tecidos sintéticos podem ser bastante prejudiciais ao organismo durante o verão, pois são menos capazes de permitir que a pele respire e elimine o excesso de calor.