Dois jovens foram multados pela Polícia Militar Ambiental (PMA) de Costa Rica após um vídeo, divulgado nas redes sociais, mostrar os jovens perseguindo e chutando um gambá no pátio de uma escola.
Um dos infratores é um menor de idade, enquanto o outro jovem tem 19 anos. Ambos receberam uma multa no valor de R$ 1 mil, sendo a autuação do menor atribuído aos responsáveis, conforme a lei que responsabiliza os responsáveis por infrações cometidas por menores.
Apesar do animal não ter sofrido ferimentos graves, a atitude dos jovens foi enquadrada como maus-tratos, conforme as legislações Estadual e Federal, que criminalizam atos de violência e agressão contra animais.
O gambá foi capturado e, com o auxílio dos alunos e do coordenador da escola, devolvido ao seu habitat natural, nas proximidades da instituição, sem maiores danos à saúde.
A Polícia Militar Ambiental destacou que, embora o animal não tenha sofrido lesões graves, qualquer ato de agressão contra a fauna é inaceitável e considerado crime.
A PMA também frisou a importância da educação ambiental para evitar incidentes desse tipo, ressaltando que é fundamental que crianças e adolescentes aprendam a respeitar a fauna silvestre e o meio ambiente, promovendo a empatia e responsabilidade.
A PMA de Costa Rica atua em seis municípios: Costa Rica, Chapadão do Sul, Paraíso das Águas, Figueirão, além de partes de Camapuã e Alcinópolis. Assim que o vídeo foi notado, as autoridades iniciaram as diligências necessárias para identificar e responsabilizar os autores.
Além da punição legal, a PMA também busca conscientizar a população, especialmente os jovens, sobre a importância da preservação ambiental e o respeito à natureza, reforçando seu papel na proteção do meio ambiente.
*Com informações da Assessoria da PMA